Funcionários- mais uma estória #2

Monday, December 29, 2014

(Na onda da sátira "Funcionários" do livro "Quotidiano Delirante" do artista Miguelanxo Prado seguem mais umas estórias de pura ficção...)

«
- Ora então bons-dias! - diz o homem ao chegar com voz arrastada de sono.
- Bom-dia! Bom-dia senhor engenheiro! - respondeu de pronto energeticamente o rapaz - Olhe, veio cá novamente o senhor vereador e diz que temos de apostar mais no tema da mobilidade, e mais especificamente nas bicicletas!
O homem sentou-se na sua cadeira e olhou de soslaio o rapaz.
- Hmmm, bicicletas, bicicletas... parecem uma praga agora. Andam por todo o lado a incomodar. Enfim, raio de moda que não passa.
O rapaz achava aquela postura muito desadequada aos tempos correntes, ainda mais em crise e com a escalada dos combustíveis o uso de meios alternativos de deslocação e até com benefícios consideráveis para a saúde era mais que uma simples moda.
O homem despertou da sua apatia matinal e num repente exclamou:
- Já sei! Grande ideia! Às vezes tenho uns rasgos...
- Então diga...
- No outro dia ouvi falar de que deveriamos criar mais meios e equipamentos para os bairros mais carenciados, de forma a criar condições de vida e sociais mais apelativas...
- Sim, sim...
- Passei de carro ali na antiga estrada da circunvalação, e reparei que num desses bairros mais necessitados já existe uma esquadra da polícia, uma piscina municipal, e até um rigue multidesportivo... fizeram há pouco tempo umas hortas urbanas, que estão um mimo diga-se...
- Sim, sim, conheço. Essa zona por acaso está planeado um dia ser revista em termos de via ciclável, pois é uma zona de penetração na capital desde os concelhos vizinhos. Poderia beneficiar imenso se investíssemos em infraestruturas de ciclovias, iluminação, sinalização, passadeiras/passagens, até o piso precisa de melhorias, etc.
- Ceeeertooo, mas não era bem isso...
- Hmmm, como assim? Então mas o que propõe?
- Para os gandulos não sairem lá do bairro deles e andarem por aí, acho que podíamos era construir uma... pista de BMX e talvez um skate-park. Brilhante!
- Acho que não! Acho que era preferível gastar o orçamento em coisas realmente úteis e necessárias. Arranjar e nivelar os passeios. Colocar pilaretes onde possa haver estacionamento selvagem. Melhorar a sinalização que está deteriorada. Criar rampas onde há escadas para facilitar a deslocação de pessoas com necessidades, ou até para os carrinhos de bebés. Sei lá... ter semáforos com avisos sonoros para as pessoas com dificuldades visuais, ou até com temporizador para ajudar os peões nomeadamente os idosos. Criar zonas de acalmia de trânsito, com lombas e desníveis nas zonas de maior aceleração. Sei lá, tanta coisa que realmente poderia ser dinheiro bem gasto em termos da mobilidade urbana. Iniciar ali um troço de uma vasta ciclovia, e todos os anos ir fazendo um bocadinho. Isso de uma pista para BMX e skates não me parece um bom investimento. Eu não metia aí o meu dinheiro.
- Outra vez essa conversa do dinheiro? O dinheiro não é teu! É dos contribuintes. Está tranquilo.
- Pista de BMX para a miudagem! Temos de ser um país com equipamentos... grandes estádios, autoestradas, pontes para veículos motorizados... somos grandes! Brilhante!

(A obra avança...)








- Ó senhor engenheiro, ao menos já que as máquinas lá andam, porque não aproveitar e fazer já os preparos para uma ciclovia. Isto com algum jeito fazia-se tudo de uma vez.
- Mas como assim?
- Então... andam cá em baixo a fazer a famosa pista de BMX e lá em cima ao lado das hortas cujas obras acabaram há meses voltaram a abrir chão para passar tubagens. Com o que já escavaram e taparam já tinha sido feita a dita ciclovia, e até um passeio para peões, pois aquilo de noite é um perigo, sem iluminação e sem berma. 




- Ó rapaz, isso é para outra Direção! Cada macaco no seu galho...
»


(Sobre a "pista de BMX" é total especulação minha, mas aquilo parece mesmo uma... não é que não faça sentido, mas outras coisas podem ser mais prioritárias... digo eu.)

https://www.google.pt/maps/@38.7354096,-9.2063592,3a,75y,158.62h,81.17t/data=!3m4!1e1!3m2!1sRUB12mJy4Rf3ZMWF0xJtOQ!2e0?hl=en

http://binged.it/1xbJcHZ

No comments:

Post a Comment

 

BiciCultura

Visite o Planeta BiciCultura

Visitas

Pesquisa

mais lidas

Tags