Apps for all

Wednesday, June 22, 2016

Durante uns tempos deixei de commutar de bicicleta e até tive de voltar a fazer muitos desses percursos de carro. E uma vez voltando a este modelo tive de me atualizar e passar a usar uma nova app que a malta que anda de carro me recomendava mas como de bicicleta ou mota não tinha «desses» problemas nunca usei...

Waze
https://www.waze.com/

"O Waze é a maior comunidade de condutores do mundo. Ajude os condutores à sua volta e partilhe informações de trânsito em tempo real. Evite gastos desnecessários de tempo e combustível."

É muito útil pois é uma rede de partilha de informação de trânsito feita pelos próprios utilizadores e pela velocidade que estes tem nos troços que fazem.

Um dia ia eu do trabalho para ir buscar a filha à escola e depois irmos ao médico pediatra e estava um daqueles dias caóticos de trânsito, acho que jogava aquele clube ali dos lados de Carnide e estava tudo emperrado. E chovia!! Chovia muito. Caos!
Ali perto de casa mas ainda no para-arranca vejo passar o E. na sua bicicleta ao regresso a casa findo o dia de trabalho. Foi uma daquelas coincidências pois o Waze tem uma feature que permite ver os "amigos" (eu usei o método de autenticação com o Facebook) que tb estão no trânsito, e pensei: "Se ele vai de bike pq está a usar o Waze?"
Num outro dia estava eu tb no trânsito parado na zona ainda de Oeiras e o Waze buzina. Nunca tinha ouvido aquele alerta... Afinal é uma feature do Waze que permite mandar uma buzinadela aos "amigos", como um cumprimento/olá.
Era o E. que deveria ir algures na sua bicla e me estava a buzinar...! O sacana!

Strava
https://www.strava.com/mobile

"Track all your runs, rides and cross-training too. Upload your activities from your Garmin, Android or iPhone and Strava will automatically log all your workouts."

Diz que é a melhor app para quem anda de bicicleta.
É ao estilo da RunKeeper, Nike+, Endomondo, etc, mas com foco nas bicicletas, apesar de tb dar para a malta que corre.
Tem funcionalidades muito fixes, tais como automaticamente dar um ranking de melhores tempos por determinados segmentos, para todos os utilizadores do Strava, mesmo que não sejam "amigos" e estejam na mesma rede.
Funciona bem no móvel e no PC para ver os dados e analisar a informação.
Como é uma aplicação com muitas funcionalidades é complexa de entender, mas se se usar só o básico é simples.


Glympse
http://www.glympse.com/get-glympse

"Glympse is a fast, free, and simple way to share your location in real-time. We put you in control. You set who sees you and for how long."

É uma app super simples e que permite partilhar um link com quem se quiser, e num simples browser os outros sem precisarem de instalar nada conseguem ver quase em tempo real a posição num mapa.


Útil por exemplo para coisas como a Mega Massa Crítica...
http://www.tinyurl.com/megamassa2016

No comments:

Post a Comment

 

BiciCultura

Visite o Planeta BiciCultura

Visitas

Pesquisa

mais lidas

Tags