O insustentável custo das ciclovias...

Thursday, December 8, 2016

Há dias numa conversa voltei a ouvir "andam a gastar o nosso dinheiro a fazer ciclovias para meia-dúzia de aficionados das bicicletes" e que o que deveriam fazer "era apostar em mais estradas e mais estacionamento automóvel".

E por mais que se explane e argumente parece que os fanáticos e radicais extremistas são os que querem equilibrar a balança nos direitos e deveres e acima de tudo das liberdades de escolha, porque se escolher andar de carro é um direito a liberdade de não o fazer também o é, mas a sociedade (essa vil entidade que parece que uns se escusam de pertencer) obriga-nos a todos à subserviência do status quo.

Isto tudo lembrou-me que há uns tempos postei um video de uma manhã de commute quando ainda trabalhava em Lisboa e um grande amigo lá longe nos USA, a lutar pela vida, não se coibiu de mandar uma farpa na brincadeira a dizer algo assim:
"Pois não admira que esse país esteja em crise, fazem uma ciclovia só para ti!"


Esta deve ser das melhores ciclovias de Lisboa, pelo meu entendimento e admito que não as conheço todas, e das que menos deve ter custado pois foi "apenas" pintar o alcatrão que já existia e meter muitas proteções de barreiras de betão, e depois mais tarde fazer um viaduto para haver menos conflito num cruzamento com os automóveis.

Mas o que me lembrou este video foi a frase:
"Pois não admira que esse país esteja em crise, fazem uma ciclovia só para ti!"

Então mas não andam a alcatroar meio-Portugal com autoestradas que muitas delas tem contratos PPP com estimativas de utilização que estão a ficar aquém e assim todos nós pagamos com os nossos impostos a essas concessionárias para que os contratos sejam honrados?

Parece que em 2014 estávamos em 2.ºlugar no Mundo e o 1.º na Europa!! Orgulho? Eu não!

"Portugal tem a segunda melhor rede rodoviária do mundo
Portugal ocupa o segundo lugar a nível mundial – e o primeiro na Europa – do ranking relativo à qualidade das infra-estruturas rodoviárias, de acordo com a classificação atribuída pelo Fórum Económico Mundial no Relatório Global da Competitividade 2014-2015 divulgado esta quarta-feira. (...) No terceiro lugar do ranking está a Áustria, seguindo-se França, Holanda e Singapura."
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/transportes/detalhe/estradas

Entretanto com a crise e tal já vamos em 4.º lugar da Europa.
Mas continuamos num país rico no que concerne ao automóvel. Orgulho? Eu não!

"Portugal tem as quartas melhores estradas da União Europeia
As estradas portuguesas são as quartas melhores da União Europeia (UE), segundo o quadro de indicadores relativo aos transportes na UE e em que Portugal ocupa o 20.º lugar, divulgado esta quinta-feira pela Comissão Europeia."
https://www.publico.pt/2016/10/27/sociedade/noticia/portugal-tem-as-quartas-melhores-estradas-da-uniao-europeia-1749078

Eu não estou a dizer que não é bom termos boas estradas, e que isso é de louvar, e que nos permite ter cada vez menos sinistralidade e andarmos em segurança, escusamos é de ter taaaaannntooo alcatrão comparativamente com outros países pela densidade populacional e outros indicadores.

É que depois andamos tooooodooos a pagar isto...

"Não há investimento público? 92% das verbas para investir vão pagar as PPP
A última estimativa — números de setembro da Unidade Técnica de Apoio Orçamental — para o investimento público este ano na administração central aponta para uma verba de 3.105 milhões de euros, dos quais estavam executados 52,2%, abaixo dos 65% registados no mesmo período do ano passado. Uma análise rápida ao quadro do investimento na administração central revela-nos que a Infraestruturas de Portugal (IP) é a grande protagonista do investimento público. Ainda com base na mesma estimativa, o orçamento da empresa que gere as redes de estradas e caminhos-de-ferro ascende a 2.101 milhões de euros para 2016. Ou seja, a IP representa 68% do bolo total do investimento do Estado.
(...)
Mas quando vamos analisar de perto o orçamento da empresa, chegamos à conclusão que a margem para fazer novos investimentos é muito curta, isto porque os valores estão inflacionados pelos pagamentos às Parcerias Público Privadas (PPP) que entram na conta do investimento. Dados avançados ao Observador por fonte oficial da IP confirmam que a esmagadora maioria do orçamento para investimento da empresa se esgota nos pagamentos aos privados das Parcerias Público Privadas (PPP).
(...)
Ainda que estejam na calha mais investimentos na ferrovia, o insustentável peso das PPP continua a fazer-se sentir na conta de investimento do Estado no próximo ano. Os encargos com as parcerias, no valor de 2.007 milhões de euros, ainda representam cerca de 50% do total do programa do Ministério do Planeamento e Infraestruturas como sublinha o parecer da comissão parlamentar de Economia e Obras Públicas sobre o Orçamento do Estado para 2017."
http://observador.pt/2016/11/25/nao-ha-investimento-publico-92-das-verbas-para-investir-vao-pagar-as-ppp/

Este artigo do blog MenosUmCarro já é "antigo" mas quiça ainda tem muita informação atual:
"Auto-estradas? Somos os campeões em qualquer estatística"
http://menos1carro.blogs.sapo.pt/tag/auto-estradas

E até fala deste fantástico fenómeno das autoestradas paralelas.
"Campeões do Alcatrão III"
http://menos1carro.blogs.sapo.pt/83363.html


Mas não admira que tenhamos tanta autoestrada, tanto alcatrão, tanto estacionamento nas cidades que cada vez tem piores transportes públicos, menos passeios, menos jardins, não admira...

"Portugal é bronze europeu na compra de carros e eletrodomésticos
Investimento cai, mas famílias portuguesas estão em grande na Europa na compra de bens de consumo duradouro. Despesa até setembro disparou 8,5%."
https://www.dinheirovivo.pt/economia/portugal-e-bronze-europeu-na-compra-de-carros-e-eletrodomesticos/

Há uns tempos fui à terrinha ver a família e como a ferrovia está em declinio e a ser desmantelada linha a linha - em vez de ser um investimento é um desinvestimento - lá fui com o meu carro, que é para isso que ele me serve maioritariamente, as grandes viagens à terra e de viagens de férias, viagens curtas para carregar volumes e admito que por força da sociedade é o transporte que tenho por obrigação usar para levar a prole à escola que dista a uns não mais de 4 kms de casa.

Há vinda voltei a pensar nas palavras do meu amigo:
"Pois não admira que esse país esteja em crise, fazem uma ciclovia só para ti!"

Obrigado ó contribuintes de Portugal, passado, presente e futuro, pelas autoestradas que fizeram só para mim! Sóis grandes!

Pequenos troços acelerados 8x da A24, A25 e A8.

Haja dinheiro para a vaca sagrada!!!

Aqui estão as escolas, hostpitais, cultura, desporto, lazer, apoios sociais, ferrovia, apoios à economia, etc que nos faltam! Somos ricos para c@rlh0!




Big Yellow Taxi :  Counting Crows

They paved paradise
And put up a parking lot
With a pink hotel, a boutique
And a swinging hot spot
Don't it always seem to go
That you don't know what you've got til its gone

They paved paradise
And put up a parking lot
They took all the trees
And put 'em in a tree museum
And they charged the people
A dollar and a half to seem 'em
No no no
Don't it always seem to go,
That you don't know what you've got
Til its gone

They paved paradise
And put up a parking lot
Hey farmer farmer
Put away the DDT
I don't care about spots on my apples
Leave me the birds and the bees
Please!
Don't it always seem to go
That you don't know what you've got
Til its gone

They paved paradise
And put up a parking lot
Hey, now they paved paradise
To put up a parking lot
Why not?
Listenin' late…


É alcatroar tudo e meter estacionamento!!!

E a propósito de políticas e ideias de desenvolvimento para o país, que dizer deste excelente vídeo do PSD Lisboa? Elucidativo não é? Assim é fácil decidir em quem não votar!

Estes do partido laranja nem chegaram a contar a tal "meia-dúzia de aficionados" em 5 dias de filmagens que alguém me mencionou em conversa... devem ter escolhido os melhores horários para as filmagens. Desonestidade intelectual? Manipulação?


(vídeo do facebook do PSD Lisboa aqui:



PS: Caro leitor, os meus parabéns por ter conseguido chegar ao fim deste longo post. You rock!

7 comments

  1. Fiz batota... saltei algumas partes.
    Mas tenho de comentar essas estatísticas de termos as melhores estradas e tal... Certamente não contesto as contas que levam a esses "rankings". Mas contesto os critérios. Basta circular um bocado em Espanha... Se calhar km auto-estrada/habitante ou algo irrelevante como isso podemos estar melhor... Mas o resto... pffff.....
    Portanto, e independentemente da validade da ideia do post, nem sequer essa "vantagem" ou coisa "boa" eu reconheço. Portanto, todas as PPPs tornam-se ainda piores porque as vias em geral são más. Têm mau piso, têm mau traçado e têm má sinalização.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Pois, não conheço em detalhe para concordar ou discordar dos rankings, mas são dados oficiais. E como penso ser o que sugeres, estamos piores do que se diz. Mas o ponto chave do post não era esse, apesar de perceber que percebestes :)

      Delete
    2. Meu caro, tem aqui uma tabela com dados extraídos do Eurostat. Apesar de não estarmos no topo, estamos lá perto!

      Delete
  2. Gostei muito do artigo com o qual concordo plenamente. A musica está excelente.

    ReplyDelete
  3. Booooom! Parabéns!

    Apesar de discordar da abordagem, muito "cartesiana", automóveis vs bicicletas, e das alusões partidárias. Não tem de ser assim. Veja-se um bom exemplo:

    http://www.cascais.pt/noticia/mobi-cascais-mobilidade-integrada-de-cascais

    "
    Investimento
    As bicicletas ficaram a "custo foi zero", fruto de parcerias com empresas privadas, e a aquisição de autocarros, entre 70 e 100 mil euros cada, foi feita com "receitas provenientes do estacionamento tarifado",... "

    O tempo mostrará se a aposta foi ganha.

    Segunda-feira, 12 de Dezembro

    18h30 –Apresentação do Programa “Mobi Cascais”, pelo presidente da Câmara, Carlos Carreiras. Biblioteca São Domingos de Rana.

    ;-)

    Abraço.
    LR

    ReplyDelete
  4. Boas companheiro, boa publicação :)
    Essa ciclovia é onde? Apesar de estreita e bidirecional, parece-me razoável.

    ReplyDelete
  5. Excelente artigo e excelente escolha de música :)

    ReplyDelete

 

BiciCultura

Visite o Planeta BiciCultura

Visitas

Pesquisa

mais lidas

Tags