"Tour de Fuck You" ou a falta de sinalização?

Sunday, December 21, 2014

Esta semana no commute matinal ali na parte da Ciclovia de Monsanto (que pelos vistos se chama Ciclovia Lisboa Cidade (?)) quando me preparava para cumprimentar um dos vários commuters - que não conheço mas com quem me cruzo diariamente - eis que ele desvia o olhar para a estrada que nos ladeia num momento de estupefação. Eu próprio fiquei completamente espantado pela situação.

Então não é que um ciclista, daqueles mega licrados e com uma bicicleta de muitos milhares de euros (presumo, não percebo nada disso), passa por nós a abrir mas... do lado de fora da barreira de proteção que separa a ciclovia da estrada conhecida como Radial de Benfica, circulando depressa na berma dessa "auto-estrada" urbana.

Eu defendo que há certas zonas urbanas (nomeadamente dentro das cidades) que não faz sentido haverem ciclovias, mas também defendo que há zonas que deve haver essa segregação, especificamente onde o trânsito automóvel atinge velocidades elevadas.

Existem zonas onde há ciclovias e no entanto os ciclistas podem, segundo o novo CE, optar por usar a estrada (a que tem direito)... mas neste caso acho que é mesmo proibido (ver adenda no fim).

Aquela ciclovia tem alguns pequenos defeitos, é verdade, mas a sua existência é de uma importância extrema para unir a zona suburbana de Alfragide, Carnaxide, Miraflores e Linda-a-Velha a Lisboa.

Não se pode avaliar o todo pela parte, e este é daqueles casos em que UM ciclista, mesmo que em treino para a "Tour de Fuck You" (alusão ao videoclip do "Motherfucking Bike"), causa má imagem de um todo que luta por "direitos" mas que também tem "deveres".

Este projeto de "Alberto Contador" circulava aqui...





Não é normal! :(

Ver aqui no Google Street View.

----------------------------------------

Adenda: 

Entretanto como fiquei com a "pulga atrás da orelha" hoje no commute de manhã fui atento e reparei que não existe um sinal destes nas entradas por onde passei:



Portanto... legalmente falando, alguém que ande na estrada e entre ali naquele acesso vai acabar por circular de bicicleta numa "autoestrada" de forma legal!!! Ou estou a ver mal o filme?



Ver via Google Street View

Mas andam a poupar nos sinais?!

4 comments

  1. A estrada tem uma berma generosa e vai a rolar no sentido descendente, facilmente atingindo velocidades incompatíveis com a ciclovia. Sendo um ciclista experiente, não me parece assim tão descabido. Gosto dos teus artigos, mas este episódio acho nem merecia um. Abraço

    ReplyDelete
    Replies
    1. A mim, que não sou um cicilista experimentado, acho que a falha de sinalização dos acessos a estas autoestradas é uma lacuna grave. Isto acontece em Lisboa em muitos locais e achei relevante falar do tema. Já o uso da berma por um ciclista experimentado (ele sabia o que fazia) que ia em treino acima dos 60kms/h é debatível, mas o argumento da berma é falacioso pois assim poderia ir para a A1 ou a A5 que tem boas bermas... Eu achei relevante, mas aceito que não seja um tema de grande relevo para a "comunidade"... e se o Gonçalo for o Gonçalo que penso, fico muito lisongeado por ler os meus escritos! Mesmo que este não tenha sido do agrado... Abraço

      Delete
  2. Tanto a radial como o eixo norte-sul não estão interditos às bicletas, no eixo norte-sul é curioso porque podes ir por ali a fora e depois apanhas um sinal a dizer que o trânsito é proibido aos ciclomotores, tractores, bicicletas mesmo na entrada da ponte não havendo já saídas... ficas ali no largo e chamas alguém para te ir buscar ;)

    ReplyDelete
  3. Já foi apanhado um viajante de bicicleta estrangeiro a tentar atravessar a ponte de Lisboa para sul. Razão: sinalização manhosa/inexistente. Quantas vezes já entrei em vias rápidas por esse país fora exatamente por não haver sinalização da mesma ou das alternativas...e algumas vezes a viajar com o míudo! :(

    ReplyDelete

 

BiciCultura

Visite o Planeta BiciCultura

Visitas

Pesquisa

mais lidas

Tags