Iluminem-se como o Natal!

Wednesday, December 24, 2014

Ultimamente tenho documentado em vídeo uma série de troços do meu commute que penso que beneficiariam muito em ter uma ciclovia. Mas a ciclovia per si não servirá de muito se não houver uma adequada iluminação.

Hoje é assustador circular de bicicleta à noite ali na zona que une a rotunda de Pina Manique e a zona do Parque de Campismo de Lisboa.



Por isso é que os ciclistas tem de se defender e nestes casos estar o mais visível possivel para os outros. Eu acredito que aos olhos dos meus colegas quando me visto para o meu commute de ~11kms devo parecer um alien - temos pena, não vou sentir vergonha de querer "proteger o meu pêlo".

Cada um sabe de si e Deus sabe de todos (ó eu religioso), mas os ciclistas que eu vejo sem luzes deveriam era ter juízo.

Resumidamente na minha bicicleta "Felicidade":
- tenho uma luz traseira no capacete a piscar intermitente a vermelho;
- tenho uma luz traseira na bicicleta com várias formas de piscar, vou mudando o modo mas tenho usado mais o modo estático;
- tenho a luz da própria bicicleta que vinha de origem e liga ao dínamo mas está avariada, tenho de ir tratar;
- tenho a luz dianteira do dínamo, está estragada tenho de ir arranjar;
- tenho uma luz LED com foco que ilumina imenso (ver vídeo em cima);
- e como esta luz no outro dia falhou-me tenho um pequeno LED que pisca apenas para sinalização, não dá para iluminar o caminho.
- as rodas tem obviamente refletores obrigatórios por lei;
- os pedais tem refletores;
- tipicamente uso casacos com refletores;
- uso nos tornozelos umas fitas reflectoras que também tem a função de apertar as calças;

Todo eu estou iluminado e visível, tal qual uma árvore de Natal... eu sou Natal!


Boas festas!


3 comments

  1. Nuro, circulares junto de um outro ciclista que conduz assim, estejasa seguir com ele ou te tenhas apenas cruzado momentaneamente com ele, anula ou compromete grandemente o que tentas fazer ao circular no meio da via. Têm que se coordenar na forma como conduzem, ou irem separados. He's making you look bad. Quem se cruza convosco, não percebe porque é que tu vais no meio quando o outro tipo vai "como deve ser" encostado à direita. Isso desperta mais hostilidade do que se fosses apenas tu ali, no meio da via. Se forem ambos no meio da via (mas ligeiramente desfasados para aumentarem a visibilidade de ambos), estão a reforçar um comportamento (há dois tipos a conduzir assim, é deliberado e eles devem saber).

    Outra questão, as luzes. Pode ser efeito da filmagem, mas eu pergunto-me se a tua luz dianteira é adequada para a estrada e/ou se está bem posicionada ou se corres o risco de estar a encandear as pessoas em sentido contrário. Da mesma forma, tem atenção às luzes traseiras. É melhor gastares dinheiro em 1 boa luz dianteira e outra traseira, fiáveis e eficazes, do que em várias luzes de fraca qualidade. Outra coisa, deixa-te de luzes intermitentes: à frente são mesmo uma muito má ideia (são essas que impedem que alguém se atravesse à tua frente, se usas uma a piscar ou ineficazes, comprometes a capacidade das outras pessoas de avaliarem correctamente a tua direcção, posição e velocidade). Atrás, só precisas de uma boa luz (e um reflector, caso ela falhe por qualquer motivo). Não queres tantas luzes, cada uma a piscar de forma diferente, que perturbe quem te segue, ou que comprometa a sua capacidade de avaliar o que és (peão, veículo, que tipo de veículo, quantos veículos, etc), a tua posição e velocidade.

    Outra sugestão: tirem as mochilas das costas e optem por alforges (com reflectores traseiros) nos porta-bagagens (se usarem 1, usem do lado esquerdo, do tráfego), vão ver que isso vos dá outra visibilidade (volume) e joga de forma diferente com a psicologia dos outros condutores - vão ser mais tolerantes se não acharem que vocês estão ali a a treinar ou a passear, "na desportiva".

    ReplyDelete
    Replies
    1. Muito obrigado pelo comentário e dicas, e pelo tempo em partilhar esse conhecimento. Vou tentar acatar algumas das coisas que diz pois fala a voz da experiência.
      Dado os locais em causa e a velocidade que os carros transitam acho que é melhor pecar por excesso que por defeito. Quando digo que as luzes piscam não estou a falar de holofotes de ambulâncias, mas de uns led's que não ferindo a vista são o suficiente para ser visto à distância (quer branco quer vermelho). O foco dianteiro está apontado sempre ao chão, e não creio que encandeie quem vem de frente, mas hei de validar isso melhor, vou fazer um teste à séria para não estar a ser eu a incomodar os outros.
      Sobre a distância do meu colega commuter, ele (por opção) circula sempre mais à direita, às vezes mesmo na berma, eu como acho que ali há demasiadas fissuras e buracos não gosto de ir à direita e naquele dia ia a tentar acompanhar (eu ia a uns bons 3 metros atrás) e seguia mais no meio. Não vejo honestamente como ir atrás em filinha pudesse ser mais conveniente, tanto mais que os "ensinamentos" que tenho recebido das pessoas mais experientes é de que devemos circular o mais seguro, e se o mais seguro é no meio, então seja. Mas estive a rever o video e não vou assim tãããããão no meio, aliás a maior parte do tempo vamos em fila.
      Sobre a mochila, já em outras ocasiões a Ana me disse isso e respondo o mesmo: eu não uso mochila, o meu colega de commute usa, são opções!
      Antes eu usava um saco preso à bicicleta e agora tenho uns alforges,
      ver aqui: http://asminhasbicicletas.blogspot.pt/2014/12/alforges.html
      Mais uma vez, obrigado pelas dicas! Boas festas!

      Delete
  2. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete

 

BiciCultura

Visite o Planeta BiciCultura

Visitas

Pesquisa

mais lidas

Tags