Neste momento já leva mais de 300kms a rolar, a grande maioria em percursos casa-trabalho-casa e alguns em pequenas voltinhas de recados e compras.
So far, so good! Estou muito satisfeito por ter comprado a bicicleta pois presta-se àquilo que era a minha intenção de conseguir a espaços trocar o carro ou a mota para as minhas deslocações ao trabalho permitindo-me assim fazer também algum exercício.
"Exercício? Mas afinal... não é elétrica?" - dirão alguns de vós e é o que mais ouço.
Sim, é elétrica, mas não anda sozinha.
Não é uma motoreta elétrica, é um sistema de auxílio ao pedalar, por isso é preciso - you guessed - pedalar! E basicamente é preciso pedalar sempre, o que obriga a estar sempre a mexer as perninhas.
Depois de uns percalços iniciais com a bicicleta, num tema das luzes traseiras e dos travões hidráulicos que não estavam bem pois perderam o óleo e como tal não travava nada, o Miguel da BeEletric, mais uma vez num serviço 5 estrelas, diagnosticou o problema e com a parceria que tem com a Be-Cyclist do Samuel resolveram o problema em três tempos. Sangraram o travão da frente da Romana e voltaram a meter o óleo que agora está devidamente vedado e faz o travão fazer o seu trabalho, que é travar!
Além disso o Samuel afinou a bicicleta para o meu tamanho, corrigindo a altura, inclinação do selim e do guiador. E havia uma mudança que não entrava bem e agora está suave... maravilha.
Em termos de características o modelo que comprei tem o motor Bosch Active Line que é tipo o de gama de entrada e veio com a bateria de 400 Wh.
http://www.bosch-ebike.com/au-en/ebike-systems/active-line/
A bateria carrega totalmente em 2 horas com o carregador de origem.
Não é possível carregar a bateria sem a retirar da bicicleta pois só tem uma entrada. Portanto é preciso sempre retirar a mesma para a carregar.
A entrada é "proprietária" e não é standard pelo que se o carregador morrer é preciso comprar um novo, são tipo 150€ só o carregador, poiiis.
Existem 4 modos de assistência e desligado (turbo, sport, tour, eco, off) e a autonomia depende de qual o modo de assistência que se usa, as subidas que se fazem e até do número de arranques.
Para o meu percurso que são cerca de 12 kms para o trabalho e 12 kms de volta, mas com umas subidas que são quase mini-prémios de montanha, usando o modo Turbo que é o máximo de assistência, dá para um dia e meio, ou seja ~36 kms.
Houve um dos dias que esqueci de carregar a bateria de véspera e tive de levar o carregador comigo, bem pensei bem o fiz pois fiquei sem bateria a 500 mts do trabalho e seria impossível fazer os 12 kms de volta só com a força das pernas.
Outra vez que arrisquei ir e vir com o modo Sport, que é o 2.º mais forte na assistência e tinha pouca bateria, acabei por ficar sem bateria à vinda para casa a cerca de 1,5kms e tive de puxar pelas pernas - não foi nada fácil.
É que esta menina pesa 21kg e com mais cadeados e tralha nos alforges estamos a falar de mais de 25kg. É mesmo muiiiito pesada.
Conselho: controlar bem a autonomia pois quando a assistência acaba é um peso monstruoso!
http://www.racktime.com/en/racktime-products/system-carriers/racktime-product/shine-evo-standard/
Tem um descanso muito poderoso. Tem um lock da Axa na roda traseira que usa a mesma chave da bateria. Tem para-lamas. O computador de bordo, wooow, dá informações de velocidade, horas, tempo de viagem, acumulados, velocidade máxima - já deu 62kms a descer esta maluca!
Li há tempos um artigo que as eBikes terão um boom nos próximos anos e acredito que sim. Como transporte citadino são um investimento melhor que um carro ou um mota... não pagam impostos, nem o "combustível" é tão caro pois ao fim ao cabo tem de carregar energia elétrica mas é incomparavelmente mais barato, e além disso dá saúde e felicidade!
O problema é que como é um bicho caro agora ando com 4 cadeados atrás!
Fica toda amarrada para ninguém ter inveja e ma levar...
Para além disso, dá para andar com a roupa normal do trabalho pois transpira-se muiiiiito menos!
Desvantagem das elétricas? Tens obrigatoriamente de andar de capacete, it's the law! (quer dizer, pode-se desobedecer à lei, mas depois podem haver consequências...)
Adenda:
Descobri recentemente que afinal posso carregar a bateria sem a tirar do deck da bicicleta.
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