Tentaram abalroar-me...

Thursday, December 4, 2014

Começo já por dizer que esses fi-da-pu dos supostos condutores profissionais são os que mais road-rage tem e demonstram nas estradas, nomeadamente os "fogareiros" (vulgo taxistas para quem não conhece o termo).

Obviamente não serão todos nem a maioria, mas os automobilistas que mais me tem ameaçado e atacado tem sido esses supostos condutores profissionais.

Hoje, dia 4 de dezembro, no meu commute de volta a casa, já noite cerrada, mas bem iluminado qual árvore de natal com luzes a piscar, centrado na faixa de rodagem pois as bermas estão cheias de crateras e fissuras, a rolar nas mudanças altas a cerca de 35kms/h (ou até talvez mais) fui intimidado por um taxista que achou que os 10 segundos que ia perder na vida dele para me ultrapassar eram mais valiosos que a minha vida.

Começou por buzinar insistentemente ainda muito atrás de mim. Depois colou-se atrás a buzinar e a fazer sinais de luzes. Depois lateralizou o seu veículo e colocou-se a meio da estrada, metade em cada faixa pois eu não me movi para a berma (que está cheia de buracos), depois olhei-o nos olhos e como levava uma gola e ia depressa nem falei nem gesticulei nada, e ali a um palmo de mim se tanto o homem gritava-me de dentro da sua lata. Num fugaz momento em que o mirei de novo percebi que dada a aproximação do veículo que vinha em sentido contrário ele resolveu guinar para cima de mim. Só tive tempo de me desviar o suficiente para não chocarmos.



Todo eu fiquei cheio de cólera e raiva e desatei a pedalar para o alcançar, devo ter batido o meu tempo daqueles 3kms de mau piso de estrada. Procurei o energúmo nos cruzamentos e sinais e rotundas mas já ia longe. Não sei o que faria se o apanhasse, estava todo eu muito nervoso.

No meio daquela excitação (pela negativa) olvidei o mais básico nestas situações, memorizar a matrícula do veículo. Meti a cabeça para o chão e desatei a pedalar atrás do animal que nem me lembrei de fixar a dita chapa para agir mais tarde. Logo por azar esta semana até tenho usado a camara para filmar o troço a fim de documentar e exigir uma ciclovia ali naqueles 5kms mas não a levava no momento. Acho que agora vou levar todos os dias, não serve de prova em tribunal mas servirá para provar factos.

Não é com campanhas que isto lá vai!
A polícia que faça o seu trabalho!
A ANSR que faça o que lhe compete.
As camaras que façam o que devem...

Aquela zona merecia uma ciclovia, pode vir a poupar vidas!

Video filmado dois dias antes no mesmo local, com um amigo de commute:


Depois de me passar a raiva, estou triste... é uma merda de mundo este em que as pessoas nas latas as usam como armas e não tem respeito à vida dos outros.

3 comments

  1. Sem dúvida que há muitos "assassinos" por aí! Como ciclista e automobilista admito que há culpa dos dois lados. Tb temos colegas das bicicletas que são uma vergonha! Em Agosto foi uma das vezes que fui ameaçado. Mas quase todos os dias há sustos. Em Setembro escrevi um artigo no meu blogue sobre isto. O objetivo é chegar ao maior número de pessoas. Podes copiar a informação das regras e colocar no teu blogue. Temos de tentar inverter esta situação... Boas pedaladas.
    http://www.viveodesporto.com/2014/09/novas-regras-para-ciclistas-e.html

    ReplyDelete
  2. Passo aí todos os dias e também por mais que uma vez tive conflitos precisamente nessa curva, que infelizmente nem um traço contínuo tem pintado no chão. :/

    ReplyDelete

 

BiciCultura

Visite o Planeta BiciCultura

Visitas

Pesquisa

mais lidas

Tags