Já começam a ser demasiados commuters

Monday, May 18, 2015

Então não é que a semana passada fui ultrapassado por, não uma, não duas, mas por quatro bicicletas no espaço temporal de 10 minutos...
Dois commuters (o meu vizinho P e outro commuter que fui conhecendo que é o R - iam atrasados e seguiram) e por dois ciclistas de estradeiras em treino... num só dia logo por quatro!

E ainda há pouco tempo vi um commuter a ultrapassar outro commuter de bicicleta no sentido contrário ao meu.

Comecei nisto do commute de bicicleta já há dois anos. Neste tempo fui conhecendo as pessoas e como somos poucos é fácil criar empatia. Mais tarde via as redes sociais acabámos por passar a comunicar uns com os outros mais do que aqueles fugazes 10 segundos em que nos cruzamos ou passamos de manhã ou ao final do dia.

No princípio conhecia os que já eram meus amigos. O meu amigo/vizinho P, os meus amigos e colegas de trabalho S e C, e mais tarde criei uma amizade com um amigo deles o J com quem temos conversas engraçadas sobre isto das bicicletas.

"
- E aquele moço mais gordinho? Sabes que é?
- Sim, sim, tem uma pedalada, vai lá vai. É o E, ele vai todos os dias de bike para o trabalho.
- E aquele outro que tem uma estradeira azul...?
- Perfeitamente, é o F, para mim é como o "The Grail" o personagem do Yehuda, passa sempre por mim e nunca o consigo acompanhar.
- Yá, esse sacana tem um ritmo do caraças... mas uma vez eu mais o Jamaica Man...
- Quem??
- O Jamaica Man, não sabes quem é? É um mano com grandes rastas... ele passa noutra hora diferente da tua.
- Pois, esse não conheço...
- Mas uma vez o The Grail passa por nós, e virei-me para o Jamaica Man: Bora apanhá-lo? e fomos atrás dele... hehehe.
- Ópá, eu nunca o consegui apanhar... ele rola muito...
"

Eu até há pouco tempo conseguia identificar quase todos os commuters no meu horário e outros que conhecia mas me cruzava de vez em quando: o P, o S, o C, o J, o E, outro P, o R, o F, outro R e um ou outro mais...
Agora? Agora apareceram mais uma meia dúzia deles, e noutros horários devem existir outros tantos... tudo gente que viu a luz! :)

Há dias vi um foto que o R tirou ao F (o que chamávamos "The Grail" antes de o conhecer) e que este postou no seu facebook:



...não resisti a deixar-lhe este comentário:

"Confessa lá que tens saudades daqueles dias de commute fechado dentro de uma latinha com ar artificial do AC, sentadinho sem fazer esforço a não ser apenas o suficiente para mudar a estação de rádio, enquanto ficas a abóborar parado no trânsito com um sorriso amarelo para o enlatado do lado? 

Que tens saudades de não  ter de sentir os elementos a bater-te no rosto? O Sol a queimar-te a pele? A brisa a soprar-te na face? A chuva a molhar-te? Que passavas bem sem o cheiro das flores a brotar na Primavera? Ou do cheiro a terra molhada no início do Outono? 

Confessa que te sentes culpado por não contribuíres para a economia do país não gastando o teu soldo em ginásios? Em idas ao hospital por maleitas modernas, do stress e da ansiedade? Por não investires em produtos petrolíferos que tanto ajudam o nosso país? 

Confessa que tens saudades de engordar lentamente ao invês de queimares os excessos? 

Confessa lá que preferias voltar a fazer parte do rebanho que lentamente pasta de casa para o trabalho numa estrada de alcatrão ao invês de ires aí nesse estradão no meio do mato? 
Hmm?"

Respondeu:
«Já nem me lembro de nada disso...»

O F atingiu o nirvana.



O "The Grail" no Yehuda Moon (http://www.yehudamoon.com/):



4 comments

  1. Xiiiiiiiiii que exagero :)

    Nunca mais vi o Jamaica Man, costumava apanha-lo ao final da tarde, quase todos os dias... deve estar a trabalhar por outras bandas!!!

    Abraço e obrigado pelo post!!

    ReplyDelete
  2. Nunca me deves ter apanhado, mas nas minhas voltinhas vejo cada vez mais gente. Passou a ser normal para mim. :)

    ReplyDelete
  3. Eu faço o percurso Miraflores <-> Pina-manique com alguma frequência. Não tenho horários fixos, e a maior parte das vezes faço o percurso fora das horas de ponta. Ainda assim, tal como tem sido notório em todo o lado, somos cada vez mais a fazer este percurso. E não tenho dúvida que o nº vai continuar a crescer. Venham eles!

    ReplyDelete
  4. Caros concidadãos-ciclistas em Benfica e Lisboa:
    a minha bicicleta foi furtada no passado mês de Setembro de 2015 em Benfica: GT modelo avalanche 1.0 modificada, cinzenta cinza, pneus michelin country trail e uma série de alterações que a tornam única. Se virem uma GT prestem atenção, se tiverem informações sobre o paradeiro agradeço que contactem este número com a maior brevidade: tel.217108220.
    Boa pedalada.

    ReplyDelete

 

BiciCultura

Visite o Planeta BiciCultura

Visitas

Pesquisa

mais lidas

Tags