"Há muitos Barbosas na terra"

Monday, May 4, 2015

E se as pessoas à frente de certos e determinados organismos defendessem um mundo melhor para todos? Livres de lobbies? Sem beneficiar cegamente um lado em detrimento ou prejuízo do outro?

Parece que o maior clube automóvel do país (ACP) foi a votos e decidiu, democraticamente, na continuação do trabalho feito até hoje pela direção atual que renovou assim o mandato. Eu não sou sócio dessa associação. Não sei aferir o trabalho dessa direção pelo que não sei mesmo se os associados fizeram uma boa escolha. Não conheço a pessoa que dá cara pela direção mas o pouco que leio e absorvo da comunicação e demais informações que apanho é que é alguém curto de vistas focado apenas em prol da indústria e dos usufrutários do automóvel.
É pena! Felizmente os automóveis não são ainda autónomos e precisam de pessoas, e quem está à frente de tal instituição deveria saber que pessoas são também peões e ciclistas.
Perdeu-se uma oportunidade pois aparentemente a lista concorrente tinha pessoas com um outro prisma sobre os temas de mobilidade e transportes que podiam beneficiar todos e não apenas alguns.

Mas isto tudo para chegar onde?

Pois parece que na Organização das Nações Unidas (United Nations em EN) nomearam recentemente um novo Enviado Especial para a Segurança Rodoviária.


Ainda bem, é preciso sangue novo e alguém que com uma diferente visão que leve a compromissos entre todos os envolvidos. Os embaixadores defendem as suas "sardinhas" mas gerando consensos e compromissos entre as partes. Principalmente entre as partes mais vulneráveis de quem usa a estrada.

Ver notícia aqui:
http://www.un.org/press/en/2015/sga1565.doc.htm
"(...) Every year, some 1.3 million people are killed and up to 50 million people are injured on the world’s roads.  Half of all road traffic deaths are among vulnerable road users, such as pedestrians, cyclists and motorcyclists. (...)"

Agora o que está mal é que nomearam o atual PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DO AUTOMÓVEL.
(ver perfil aqui: http://en.wikipedia.org/wiki/Jean_Todt)

Ah bom! É quase como promover o dono da Philip Morris (tabaqueira mundial) como o Enviado Especial contra o Tabagismo (não deve existir esta posição, inventei para dar o exemplo).

E porque é que isto nos toca a nós, no dia a dia?
Porque estas coisas são sementes semeadas hoje para brotarem e crescerem devagar...

Quiça daqui a umas décadas não somos todos obrigados a sair de capacete, cotoveleiras e joelheiras pois o Enviado Especial moveu as suas influências para mudar legislação, pois obviamente nunca será o automóvel o responsável pela falta de segurança nas estradas?
Quiça o spray da Volvo (Life paint) não passe a ser obrigatório a todos os peões assim que o astro rei se ponha no horizonte?
Quiça os lobbies da indústria automóvel, que está em crise, viu aqui uma janela de oportunidade para defletir responsabilidades, quiça... quiça...

Assim, e sabendo é uma luta de Golias e David, a MUBi lançou um repto de uma petição mundial para mudar o dito Secretário para alguém com mais imparcialidade no tema.

Se tiver 30 segundos da sua muy ocupada vida é clicar aqui
Ban Ki-moon: WE DISAPPROVE OF THE CAR LOBBY APPOINTED AS UN SPECIAL ENVOY ON ROAD SAFETY
...e depois de ler se concordar assinar a petição deixando apenas o mail e país de origem.

E by the way...
Eu não odeio carros! Aliás eu adoro o meu carrinho! Velhinho mas honrado! Dá-me muito jeito quando vou à terra ver a família, ou de férias e preciso de levar montes de tralha, ou quando vou em roadtrips com os meus amigos, ou outras situações onde é um transporte útil.
Mas não uso é o carro para ir comprar pão a 1km de casa, nem no commute diário para o trabalho, nem a entupir a cidade...
Já o ponderei vender várias vezes mas a verdade é que preciso dele mais do que gostaria e por enquanto terá de ser um mal menor tê-lo para usar em certas e determinadas situações.

Mas o que está em causa não é a posse de um automóvel, mas as leis, regras e limites que gerem o uso do automóvel de forma a não estrangular a nossa comunidade/sociedade/mundo.

3 comments

  1. Nao sei porque motivo estou na lista para receber os seus posts mas peço que me retire sff. Obrigado

    ReplyDelete
    Replies
    1. Lamento mas não sei como ajudar pois não existe nenhuma lista deste blog para envio de mails/notificações. Quiça não será algo que configurou do seu lado.
      Lamento mas não sei como deixar de receber os post.
      Cmpts

      Delete
  2. Não é animador... Já assinei a petição!

    ReplyDelete

 

BiciCultura

Visite o Planeta BiciCultura

Visitas

Pesquisa

mais lidas

Tags