Amolar por aí

Saturday, May 23, 2015

Há dias vinha a chegar ao local do meu trabalho e vejo um colega e amigo a sair do nosso edifício para ir ter uma reunião noutro edifício, e como ia a chegar na Felicidade "buzinei" com a corneta a cumprimentá-lo pela fresquinha, eu na estrada de bicicleta ele no passeio a pé.

Ele mal se apercebeu que era eu, devia estar distraído nos seus pensamentos. Passados uns minutos recebo um SMS:


Mau, é que o som da corneta nem tem nada a ver com o melodioso som da gaita dos amoladores.

E isso lembrou-me que tenho de afiar uma série de facas mas sempre que o amolador passa lá na rua eu não tenho possibilidade de recorrer aos seus serviços... mas hoje consegui!

Ouvi o som característico do seu chamariz a ecoar nas ruas e acenei-lhe à distância da janela, ele veio e parou à minha porta. Acordamos valores e lá foi ele tratar de limar o fio da navalha de uma meia-dúzia de facas rombas que hibernavam na gaveta dos talheres.

É um senhor já nos 60 e muitos, com a tez marcada do sol de muitos anos, com um cigarrinho de enrolar na ponta da boca e de uma amabilidade fantástica. Deve ter vivido uma vida inteira neste mester, quiça desde menino moço. 


A sua "biciclete" é o seu meio de deslocação, apesar de que ali no bairro e nas redondezas ele segue vagorosamente a pé à cata de clientela. A sua "biciclete" é também a sua ferramenta de laboração.

Quando me entregou as seis facas diz-me: "Não as lave com água quente ou na máquina que isso estraga o fio."
Se quisesse fazer mais negócio não me dizia nada e daqui a um ano estava a afiar-me as mesmas facas. É gente honesta.


Há quem pague para ir ao ginásio rolar em bicicletas-estacionárias, eu paguei para o amolador fazer exercício enquanto me tratava de aguçar as lâminas.

Por falar em cornetas, buzinas e campaínhas, ouvi falar destas coisas "Oujing Cycling horn":


Uiii, deve ser bem bom. Electronic horn. Isto é uma buzina. Para aqueles ciclistas que andam com pouca paciência para os peões nas ciclovias isto pode ser um escape à frustação, tem é de ser usado com peso e medida senão ainda mata alguém do coração.
(não estou a aconselhar, só a dizer que existe...)

No comments:

Post a Comment

 

BiciCultura

Visite o Planeta BiciCultura

Visitas

Pesquisa

mais lidas

Tags