Pensar fora da caixinha...

Monday, March 16, 2015

(Isto anda tudo ligado, por isso no fim tem tudo a ver com bicicletas...)


Auto Estrada 5 : Cascais > Lisboa com via reservada de BUS

E não, a minha ideia não é fazer uma ciclovia na A5, mas apesar de que a ideia de descer aquela grande inclinação no sentido de Lisboa até ao viaduto ser apelativa! :)

A minha ideia é muiiiito simples, custará "pouco" dinheiro em implementar, terá impactos brutais - em termos de ambiente, de cultura, uso dos transportes, económicos (mais para uns e menos para outros) e é isto:

Tornar a via de trânsito da esquerda da A5 nos kms de Linda-a-velha até à entrada em Lisboa numa via reservada a BUS+Motociclos.

Hoje tive de vir de scooter (125cc) e vim pela A5, e mais uma vez constatei kms de filas de veículos ligeiros (de uso particular) em que a grande maioria (>95% - contas de merceeiro) apenas tem o condutor. Esta entropia nas artérias impede a livre circulação dos autocarros, o que assim afasta a vontade de usar esse meio a não ser pelo menos abonados. Mas a verdade é que ir de carro ou de autocarro em termos de tempo de deslocação vai dar ao mesmo - não compensa. Ou até compensa mais ir de carro.

Alguém mais sabedor que eu nestes temas me dizia que:
«A tua observação empírica na A5 atesta apenas os estudos :) A taxa média de ocupação de automóveis na Europa é 1,2 pax por carro, valor que podia ir de 1 a 5. Se considerarmos apenas passageiros exceto condutor, temos uma taxa de ocupação de 0,2 num intervalo de 1 a 4, fazendo com que a taxa de ocupação seja em média de apenas 5%. A isto denomina-se ineficiência extrema

Acredito mesmo que uma via, e apenas uma, no sentido de Cascais>Lisboa dedicada a BUS+Motas poderá potenciar e muito o uso dos TP e diminuir drasticamente o número de veículos a entrar todos os dias na capital. Para a saída no sentido Lisboa>Cascais não é preciso intervenção pois com a diminuição do número total de veículos o trânsito será auto-regulado.

Em tempos falei disto a um amigo que esteve ligado a entidades em Portugal com responsabildiades nas estradas e obras públicas e afins e que me respondeu (mais ou menos isto):
"Ó amigo, há contratos assinados! Há muito dinheiro envolvido. Para veres, existe um valor máximo de veículos que a A5 comporta, quando atingido certos valores médios mensais/anuais terá de ser feita mais uma faixa para alargar este eixo. A ideia nunca será diminuir faixa, mas sim aumentar." - as palavras não foram estas, mas a ideia foi mais ou menos isto.

Ver estes dados fatuais das entidades competentes:

http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portugues/InfraestruturasRodoviarias/RedeRodoviaria/Relatrios/Relatorio_Monitorizacao_RRN_2012-2013.pdf

http://www.ansr.pt/Estatisticas/Documents/2013/Relat%C3%B3rio%20Nacional%20Anual%202013-%20V%C3%ADtimas%20a%2024%20horas.pdf

E isto seria uma medida socialmente aceite! :)

Outra ajuizada pessoa também me disse:
"Além disso existe um mega-grande-hiper parque de estacionamento denominado de Jamor (Estádio Nacional), onde os autocarros poderiam recolher os passageiros que de alguma forma poderiam ir ali estacionar."

Observar a quantidade de motas a rolar, que podiam mais rapidamente e em segurança ir na faixa do BUS, e reparar no n.º de autocarros a rolar nestas filas de trânsito...




Um pouco mais atrás na zona de Oeiras é assim que o trânsito não circula... e os autocarros tem de gramar esta lentidão.



E porque é que isto tem a ver com bicicletas?

Bom, porque menos trânsito motorizado a circular nas ruas da capital implica mais segurança para as bicicletas, claro está!

E materializar isto? Como é? Quem ajuda?

Assim tipo isto:


2 comments

  1. boa :)
    acho que em algumas cidades existem faixas especiais (n necessariamente as do bus) onde só podem circular carros com mais de x ocupantes (3++ por ex). carros com 1 pessoa é mesmo de uma eficiencia horrivel.

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  2. Existe uma petição que genericamente fala nisso (http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=BUS2010). Entretanto ainda no tempo do Nunes da Silva, ele anunciou que iam fazer isso (depois de ter dito que já havia corredores BUS suficientes). Mas não passou de um anúncio de (supostas) intenções...

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