Dias que vim de carro e os miseráveis passeios de Lisboa

Tuesday, March 24, 2015

Estamos quase a acabar o primeiro trimeste de 2015 e já perdi a conta aos dias que vim de bicicleta para o trabalho este ano.

Antes era fácil de contabilizar, era tipo uma vez por semana ou nem isso. Depois passou a uma a duas vezes por semana, e foi estabilizando gradualmente. Tem semanas que consigo vir os 5 dias! Não foram muitas, mas praí umas oito semanas (desde que iniciei isto de vir de bicla) já consegui fazer o pleno!

A verdade é que venho ainda a alternar muito entre bicicleta e scooter, não é metade/metade mas cada vez se balança mais entre as duas formas de deslocação.

Agora o que eu sei de cabeça é as vezes que vim de carro.
Este ano vim duas vezes a conduzir o meu carro, e hoje vim à pendura com a Babe no carro dela.

Portanto duas black marks e uma grey mark vá!


A Babe teve de me deixar ainda um pouco longe do meu local de trabalho pelo que tinha a possibilidade de ir apanhar o Metro e fazer duas estações ou ir a pé, já que tinha tempo.

Decidi caminhar.

É abominável ao que chegaram as condições para o trânsito pedonal na capital do reino.
Fiz cerca de 1,5 a 2 kms até ao meu local de trabalho e a desgraça com que os peões são presenteados parece de um país terceiro-mundista.

"Ah e tal estás a exagerar!"
Olhe que não, não não! É a verdade verdadeira.

Ele é carros em cima do passeio, é má calçada portuguesa com pedras soltas por todo o lado, e muitas das vezes não é por causa dos carros mal estacionados que as soltam é simplesmente por ser um pavimento arcaico e bacoco, passeios desnivelados, esburacados, escancarados, andaimes de obras que atravancam os passeios e obrigam a ir para a estrada, cercas de jardins (aquelas coisas metalicas dos canteiros) ferrugentas ao nível dos tornozelos, esplanadas que muitas devem ser ilegais, caixotes do lixo dos prédios que as pessoas ainda não recolheram, motas, sinais de trânsito no meio dos passeios diminutos, até bicicletas a rolar em conflito com os peões, enfim... uma aventura.
É mesmo muito mau!

No entanto li hoje no Jornal i esta pequena notícia:


Espero que se despachem com o raio do estudo e comecem a implementar isso depressa. Não é rocket-science!

Este teste que fizeram há tempos na Avenida 5 de Outubro a mim parece-me muito bem! Siga! Go! Go!




Ah, e o que é que este post tem a ver com bicicletas?
Tem que estou a ressacar vir de bicicleta para o trabalho!
Esta semana ainda não vim e a semana passada só vim um dia... tá mal!

E neste pequeno percurso que fiz a pé no centro de Lisboa (passei no Marquês e tudo) é só gente a rolar de bicicleta para o trabalho! As coisas estão a mudar. :)


No comments:

Post a Comment

 

BiciCultura

Visite o Planeta BiciCultura

Visitas

Pesquisa

mais lidas

Tags