No entanto na terceira viagem de commute no meio de umas ciclocoisas de Lisboa que estão pejadas de peões, que preferem o piso liso das ciclovias ao atrito da famosa calçada portuguesa de pedrinhas brancas saltitonas e irregulares, ao mudar de mudança de forma agressiva e várias vezes de mudanças a corrente do prato dianteiro, onde está o motor, saltou fora!
...e não é nada fácil de voltar a meter!
Só em casa e com algumas ferramentas, muita insinstência e alguma sorte lá consegui encaixar a corrente novamente. Não está lá muito fácil este processo, a Tern deveria rever isto...
Esta situação tb me tinha acontecido uma única vez na Romana, mas foi aí pelos 4 mil kms e foi só retirar dois parafusos para libertar a proteção e encaixar a corrente no prato, easy!
Uma das diferenças da S10 original e os modelos recentes é a inclusão de um suporte (chain pulley) para guiar a corrente e esta ficar mais uniforme com o prato, de forma a evitar este saltar da corrente.
Fotos do modelo antigo e do modelo mais recente com estes add-ons:
Ver instruções oficiais da Tern GSD:
https://www.ternbicycles.com/support/techtips/gsd-s10-chain-pulley-important-installation-tips
Entretanto consegui fazer o pleno na última semana e consegui a semana toda levar a bicicleta, 5 dias seguidos de segunda a sexta - ainda sem levar a filha à escola, mas que está quase quase quase a começar o ano letivo e a razão pela qual comprei a "Gestrudes"!
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