Saltou a corrente, mauuuu

Saturday, September 7, 2019

A Tern GSD, quer a S10 quer a S00, tem detalhes muito interessantes em termos de usabilidade, de acessórios e detalhes, pois não é uma bicicleta de velocidade ou de montanha, é uma bicicleta que se presta à deslocação e carga de pessoas e bens, pelo que tem de ser simples.

No entanto na terceira viagem de commute no meio de umas ciclocoisas de Lisboa que estão pejadas de peões, que preferem o piso liso das ciclovias ao atrito da famosa calçada portuguesa de pedrinhas brancas saltitonas e irregulares, ao mudar de mudança de forma agressiva e várias vezes de mudanças a corrente do prato dianteiro, onde está o motor, saltou fora!

...e não é nada fácil de voltar a meter!



Só em casa e com algumas ferramentas, muita insinstência e alguma sorte lá consegui encaixar a corrente novamente. Não está lá muito fácil este processo, a Tern deveria rever isto...

Esta situação tb me tinha acontecido uma única vez na Romana, mas foi aí pelos 4 mil kms e foi só retirar dois parafusos para libertar a proteção e encaixar a corrente no prato, easy!

Uma das diferenças da S10 original e os modelos recentes é a inclusão de um suporte (chain pulley) para guiar a corrente e esta ficar mais uniforme com o prato, de forma a evitar este saltar da corrente.

Fotos do modelo antigo e do modelo mais recente com estes add-ons:


Depois de um pedido de apoio num grupo do Facebook de utilizadores de Tern GSD um membro indicou-me que a minha era uma das que tinha saído da fábrica com essa peça do "chain pulley" ao contrário!! WTF?!


Ver instruções oficiais da Tern GSD:
https://www.ternbicycles.com/support/techtips/gsd-s10-chain-pulley-important-installation-tips


Pelo que lá andei a mexer na bichana para a meter em condições, a ver vamos se agora não salta a corrente.


Entretanto consegui fazer o pleno na última semana e consegui a semana toda levar a bicicleta, 5 dias seguidos de segunda a sexta - ainda sem levar a filha à escola, mas que está quase quase quase a começar o ano letivo e a razão pela qual comprei a "Gestrudes"!


No comments:

Post a Comment

 

BiciCultura

Visite o Planeta BiciCultura

Visitas

Pesquisa

mais lidas

Tags