Mais um entrave a uma via ciclável para o eixo Alfragide > Lisboa

Tuesday, June 9, 2015

Como sóis sabedores tenho tentado mover os interessados para que haja algum foco no percurso entre Alfragide e Lisboa, pela zona do Parque de Campismo e Bairro da Boavista - nomeadamente pela Estrada da Circunvalação de Lisboa.

Podem rever e reler a minha humilde proposta aqui:
http://asminhasbicicletas.blogspot.pt/2015/01/estudo-ciclovia-alfragide-lisboa-v10.html
(E já agora deixar o vosso testemunho)

e um ponto de situação que fiz aqui:
http://asminhasbicicletas.blogspot.pt/2015/04/melhorias-alfragide-lisboa-ponto-de.html

Houve outra pessoa que não eu que criou a proposta n.º417 do OP 2015 Lisboa  que eu vou apoiar com todas as minhas capacidades aqui:

http://www.lisboaparticipa.pt/proposta/op15/417/percurso-ciclavel-entre-o-parque-de-campismo-monsanto-e-a-rotunda-de-pina-manique

"Percurso ciclável entre o Parque de Campismo Monsanto e a Rotunda de Pina Manique 
Criação de um percurso ciclável ao longo da Estrada da Circunvalação, entre o Parque de Campismo de Monsanto e a Rotunda de Pina Manique, de preferência em perfil de ciclovia unidirecional, segregada, em ambos os lados da estrada. Este percurso é muito procurado por quem entra na cidade de Lisboa vindo dos concelhos de Oeiras e Amadora. Terá também um enorme potencial gerador de viagens, ao convidar quem fica no Parque de Campismo, a visitar Lisboa de bicicleta. Tal intervenção, é uma oportunidade também de melhorar as acessibilidades pedonais ao longo deste percurso, que são inexistentes. Ao ligar à rotunda de PM, teria continuidade na ciclovia da Radial de Benfica, estabelecendo uma ligação ao centro da cidade, e reforçando a rede ciclável de Lisboa.
Local:Estrada da Circunvalação
Número de registo:417"

Mas serve o presente post para deixar a minha desilusão com a comunidade pró-mobilidade em meios ativos pois com tanta inação estamos a deixar hipotecar os meios de se fazer uma infraestutura ciclável e pedonal nesta zona.

A questão de na obra da Pista de BMX não terem feito também melhorias pedonais e cicláveis já dissequei (e repito: oportunidade perdida!), mas agora apareceu mais um entrave a uma dita suposta futura infra-estrutura.

Eis que não quando esta semana começaram as obras a ladear a zona do estádio de Pina Manique para a construção de... um Centro de Inspeção Automóvel!


Eu não sou anti-carros! Acho que são um mal necessário... Tenho carro! Dá-me jeito para viagens grandes, para ir à terrinha, para ir de férias, para carregar coisas grandes, para levar a criança ao hospital quando precisa, não tenho nada contra carros. Tenho sim contra o uso abusivo e a dependência do carro...
Sou pró-mobilidade em meios ativos e quero é mais meios para poder escolher outras formas de deslocação, e não me ser imposta uma em detrimento de outra.


O facto de se deixar hipotecar mais um pedaço de terreno desta forma e ainda por cima deixando estrangular mais a zona com mais acesso automóvel vai tornar ainda menos apetecível o uso deste eixo/corredor para acesso de e a Lisboa dos subúrbios.

(na minha proposta é o ponto AL11)

Mas sou eu que estou a ver isto tudo a andar para trás e ninguém faz nada?

BORA TODOS VOTAR NA PROPOSTA 417 do OP LISBOA 2015. 
( Quando a votação começar, obviamente! )

1 comment

  1. Eu não percebo como esta estrada não tem uma ciclovia a ligar o Parque de Campismo à ciclovia já existente em Pina Manique e um outro eixo a ligar a Algés\Belém. São zonas bastante frequentadas por turistas, e com uma ciclovia a passar no parque de campismo seria um investimento com retorno garantido.
    Vou várias vezes da Expo até Algés (pelas ciclovias) e depois falta uma opção viável para retornar até ás ciclovias no zona de Benfica\Monsanto. Será que ninguém vê???

    ReplyDelete

 

BiciCultura

Visite o Planeta BiciCultura

Visitas

Pesquisa

mais lidas

Tags