Funcionários - ou como tomar decisões estranhas #3

Thursday, April 2, 2015

(Na onda da sátira "Funcionários" do livro "Quotidiano Delirante" do artista Miguelanxo Prado seguem mais umas estórias de pura ficção... estas minhas estórias são mesmo ficção, qualquer semelhança com a realidade serão pura coincidência).

«
- Bom-dia! - diz o engenheiro de forma efusiva!

- Ora bons-dias - replicam os restantes lá no escritório do município.

- Olha rapaz - diz virando-se para o seu aprendiz - tenho a dizer-te que fizémos mais uma obra de valor! Anda aí um maluquinho a pedir para se fazerem troços de ciclovia, passeios e passadeiras ali na Estrada da Circunvalação, tás a ver onde é?

O rapaz conhecia o dossier e acenou que sim.

- Pois, passei lá há uns tempos, e aquilo realmente é uma vergonha... é um perigo para todos, principalmente para as pessoas que usam a estrada como alternativa para se dirigirem de carro para o trabalho.

O rapaz franziu o sobrolho.

- Então não é que quando lá passei de manhã no meu carro, até ia devagar, não ia a mais de 70kms/h...

- Mas ali não é uma zona de 50 kms/h senhor engenheiro?

- Tu por acaso andas de carro? É impossível cumprir esses limites ridículos... a estrada está boa para os carros, e aquilo é sempre a abrir! Bom... ia eu e não é que se me atravessam uns peões, assim no meio do nada... na estrada?

- Do nada?

- Sim, sim. Ali mais para o lado do Parque de Campismo de Lisboa, a uns sei lá, uns 500mts existem umas paragens de autocarro, no nada, é que é mesmo no meio do nada... e os turistas e empregados do hotel atravessam a estrada para irem para a paragem...

- Ah, já sei... é um local onde os peões tem de andar mais um bocado para irem à passadeira e depois voltar para trás... sim essa parte está muito mal feita. E então, mandou meter um passadeira mais perto para os peões atravessarem em segurança?

- Hã? Não! Nada disso! A passadeira estar longe é bom, assim os turistas andam mais um bocadinho, só lhes faz bem andar. Hehe. Além de que se já andam 500mts para irem apanhar o autocarro o que é mais uns 100mts? Se não quisessem andar alugassem um carro! 

- Então mas qual foi a obra?

- Como os sacanas dos estrangeiros turistas e até a malta que trabalha por ali se mandava para a estrada para atravessar lembrei-me de que podíamos era forçar os peões a ficar onde devem...

- Fazendo bons passeios?

- Mau, tu não aprendes rapaz? Chiça... não, metendo uma cerca para não os deixar passar para a estrada! Pumba! Assim como se faz ao gado! Heheheh! E nem metemos pavimento no passeio, é mesmo em terra batida!

O rapaz nem estava a acreditar...

- Senhor engenheiro, meter uma cerca? Eu acho que meter pilaretes pode fazer sentido para que os veículos motorizados não estacionem nos passeios, mas essa de meter uma cerca para os peões não sairem do passeio nunca tinha ouvido...

- Sempre a inovar! Tás a ver? Quem disse que os mais velhos não tem ideias disruptivas? Bem pensado não é?

- Eu acho que não!

- Olha que sim... e agora que falas nisso, acho que há ali uma zona onde algum nosso colaborador iluminado mandou meter uma cerca para os carros não terem onde estacionar que isso sim é parvo. Deviamos começar a tirar essa cerca que isso sim é uma vergonha. Com tanto e bom passeio para estacionar carros e está ali um espaço que quase nem tem uso...

- Está a gozar? - pergunta o rapaz incrêdulo.

- Não, claro que não... e sabes outra que fizémos... ali no Bairro da Boavista? Além de criarmos mais espaço para estacionamento automóvel ainda arranjamos umas coberturas para proteger os carros do sol! Dinheiro bem investido! Aprende rapaz! 
»


As cercas são novas e existem mesmo, devem ser para orientar os peões e os obrigar a irem a uma passadeira que em vez de estar entre as paragens está lá loooonge ao fundo...



As outras cercas que existem para proteger o passeio de abusos de estacionamento estão lentamente a desaparecer... alguém anda a levar a madeira e a arrancar os suportes na Avenida General Correia Barreto.



Não há dinheiro para se fazerem pequenos troços de ciclovia, ou colocar sinalização, pintar passadeiras, colocar postes de iluminação, mas depois há verbas para coberturas de estacionamento automóvel no Bairro da Boavista:


Mas será que é assim tão difícil tomar boas decisões?
Será que as pessoas que decidem estas coisas tem dois dedos de testa?

Em vez de investirem em ciclovias, ou melhorias em vias cicláveis, em fazer passeios e melhorar as condições paupérimas de quem quer dispensar o carro e optar por transportes públicos parece que fazem tudo para dificultar! F0SG@-SE!


Outras estórias de ficção aqui:

http://asminhasbicicletas.blogspot.pt/2014/12/funcionarios-ou-como-gastar-dinheiro.html
http://asminhasbicicletas.blogspot.pt/2014/12/funcionarios-2-e-3.html

1 comment

 

BiciCultura

Visite o Planeta BiciCultura

Visitas

Pesquisa

mais lidas

Tags