O Polvo e os Funcionários #4

Sunday, April 12, 2015

(Na onda da sátira "Funcionários" do livro "Quotidiano Delirante" do artista Miguelanxo Prado seguem mais umas estórias de pura ficção... estas minhas estórias são mesmo ficção, qualquer semelhança com a realidade serão pura coincidência).

«
- Ora bons dias!
- Bom-dia senhor engenheiro, estás bem-disposto, correu bem o fim de semana?
- Correu pois rapaz, fui ontem ao cinema e tenho a dizer-te que mais uma vez a indústria do cinema de Hollywood me veio dar razão...
- Ai sim? Então conte lá.
- Fui com a minha sobrinha ver aquele filmezeco de animação onde há uns extra-terrestes tipo polvos que vêm para cá ocupar o planeta, sabes qual é?
- O "Almost Home"?
- Quê? Não, nada disso, chama-se "A minha casa".
- Ahhh, tá certo - o rapaz pensou que não valia a pena explicar - curiosamente também vi esse filme este fim de semana...
- Bom, então lembras-te que logo no início do filme, quando os ditos polvinhos ocupam a terra começam a fazer uma limpeza dos objetos inúteis e sabes qual é o primeiro que eles ilustram como inútil? Sabes, sabes?
- Errr, sim, eu sei, tb vi o filme...
- Mas eu quero ouvir-te dizer... vá lá...
- Na parte em que ocupam a Terra e para ilustrar que haviam objetos que para eles não eram úteis mostraram que para a civilização e estágio em que se encontraram as bicicletas eram inúteis!
- AHA! Nem mais! Ora lá está... se até seres inteligentes definem a bicicleta como objeto inútil quem somos nós para contrariar?! Hã?
- Sr. Engenheiro, aquilo era uma alusão às distinções entre as espécies, a deles e a nossa. Eles também consideraram os chapeús-de-chuva, caixotes do lixo e as sanitas objetos inúteis, mas para eles. O facto de terem ilustrado a ideia com a bicicleta foi para demonstrar o absurdo. Um objeto que para nós é muito útil e para eles seres distintos seria inútil. Ou o senhor engenheiro dispensava os chapéus-de-chuva ou mesmo as sanitas? Hmm?
- Balelas! - disse o engenheiro sem argumentos.
O rapaz não queria perder mais tempo a explicar, por isso nem se alongou.
- Ah, e digo-te mais... andam praí uns maluquinhos das bicicletas a definir como deveriam ser os parqueamentos de bicicletas e tal, pois tenho a dizer-te que foi com agrado que vi no filme um parqueamento igual àqueles que andamos a espalhar pela cidade.
- Sim, também reparei. Não sendo das piores estruturas, ainda podiamos fazer melhor. E podíamos também arranjar melhor localização para os colocar onde realmente fazem falta.
- Mau, rapaz, mas começas a semana já a levantar lebres? De que localizações falas?
- Então, ali frente ao Mercado 31 de Janeiro ou nas proximidades da Gulbenkian onde temos dois desses parqueamentos... o da Gulbenkian então está tão encostado ao muro que fica 50% inutilizado.
- Olha, se quiseres considera isso como monumentália, arte urbana! Hihihihih - acaba o engenheiro dirigindo-se para o ir tomar o seu cafézinho.
» 



«Factual errors 
As the Boov used anti-gravity magnetic balls that gathered in clusters things they didn't need (such as bicycles), a group of toilets in the air make a flushing sound but that's impossible because a toilet cannot flush without water.»

Obviamente que não vale a pena ir ao ridículo como aquele telespetador nórdico que que queixou de um anúncio automóvel televisivo onde alguém mandava uma esferográfica pela janela do carro e a empresa teve de fazer um pedido de desculpa e esclarecimento sobre que mandar "lixo" pela janela não é correto - isto já foi há muitos anos mas lembro-me pelo ridículo das duas coisas - mas acho que passar a mensagem num filme de crianças para crianças de que a bicicleta é um objeto inútil e depois ainda por cima ao longo do filme o carro acaba por ser quitado e é o transporte de eleição pode não ter um efeito pedagógico. Enfim... esse Polvo da indústria automóvel está em todo lado! 

Já tinha falado deste equipamento aqui:


 E este é igual na Gulbenkian e serve para... para... nada!!!




Os paqueamentos de bicicletas devem ser tipo isto:
http://asminhasbicicletas.blogspot.pt/2014/12/suportes-para-parqueamento-de.html

2 comments

  1. É assim que devem ser resolvidas as questões de parqueamento de bicicletas!
    #LCC #TfL http://lcc.org.uk/pages/cycle-parking-4-london

    ReplyDelete
    Replies
    1. Quiça um dia Carlos. Era sinal que estariamos a evoluir.

      Delete

 

BiciCultura

Visite o Planeta BiciCultura

Visitas

Pesquisa

mais lidas

Tags