Somos poucos, mas somos bons!

Friday, September 9, 2016

Há coisa de um ano e picos fui com a família (a babe e a mini-me) jantar ali para os lados de Oeiras, e à volta para casa à pendura no carro vislumbrei um ciclista urbano já depois do lusco-fusco com uma ténue luz traseira na sua bicla e alertei para ela ter cuidado e dar espaço.
Naqueles dois segundos em que passámos pareceu-me reconhecer a face do cavalheiro que seguia em duas rodas e disse:
- Acho que era o RF. Não o conheço pessoalmente mas já vi fotos em sites, e fóruns e no facebook e acho que era ele.
- Yá, deve ser mesmo - respondeu a babe.
Passado uns tempos meti conversa com ele num dos muitos fóruns de bicicleta e ele confirmou que nesse dia tinha passado ali por aquela hora.
Quando disse à mais-que-tudo que era o tal moço naquele dia, respondeu-me:
- Bolas, vocês (os que se deslocam de bina) são tão poucos que se conseguem reconhecer facilmente.


(interior de uma loja lá em Tróia)

Há uns meses alterei o meu trajeto de commute diário pois mudei de local de trabalho, e ao passo que antes me cruzava amiúde com vários outros cavaleiros do pedal agora só me cruzo com um muito de vez em quando. A cara não me era estranha e apesar de nos cumprimentarmos sempre um ao outro não estava a situar a pessoa. Há dia no facebook ele meteu conversa comigo dizendo quem era e que antes nos cruzávamos na ciclovia da radial de Benfica, era o VR.
Ora lá está, a cara não me era estranha mas a bicicleta era outra e por isso não situei a pessoa.
Quando contei à minha cara-metade ela respondeu-me:
- Bolas, vocês (os que se deslocam de bina) são tão poucos que se conseguem reconhecer facilmente.

Este verão fomos passar uns dias a Tróia, adooorooo.
E lá há cada vez mais bicicletas pois é realmente um meio muito simples de usar ali naquela zona. Um dia resolvemos ir jantar à Comporta, de carro, já depois dos banhos tomados após horas de praia e piscina.
Já naquelas grandes retas de alcatrão com o estuário do Sado de um lado e a terceira maior extensão de praia do mundo do outro vejo no lusco-fusco um homem de cabelo rebelde, barba de dias e em tronco nu de bicicleta vagarosamente em sentido contrário.
Ao nos cruzarmos fixamos o olhar e naquelas não mais de 3 segundos pareceu-me reconhecer o rosto.
- Viste aquele tipo de bicicleta? - perguntei à babe que divaga a ver o horizonte.
- Qual deles? Vi imensas pessoas de bicicleta hoje.
- Este que passámos agora?
- Não, nem reparei.
- Acho que o conheço... quer dizer, não pessoalmente, mas de uns fóruns sobre bicicletas e tal na net, penso que seja o RI,
- Deve ser deve.
Assim que aparquei o carro mandei-lhe uma mensagem por facebook, pois pertence a alguns grupos que acompanho.
No dia seguinte respondeu-me que sim, que estava em Setúbal a pernoitar e que naquele momento que nos cruzámos estava de regresso ao ferry da Comporta depois de andar a passear pela costa.
Disse à babe, ela respondeu-me:
- Bolas, vocês (os que se deslocam de bina) são tão poucos que se conseguem reconhecer facilmente.

Somos poucos mas bons!! E um dia seremos muitos mais...

Adenda:
Ontem fomos aproveitar o final de tarde e fomos lanchar a uma esplanada em Algés. Fomos de carro com a babe a conduzir, e quando iamos para lá vimos um pai de bicicleta e uma filha na cadeirinha e este post aqui do blog veio à baila.
À volta numa das rotundas de Miraflores há um senhor já idoso que aparece à nossa direita a entrar na rotunda e eu:
- Olha, conhecço este senhor. Ele foi à Mega Massa e à vinda fizémos estes ultimos dois kms na conversa, pois ele tb tem uma bicicleta eléctrica.
- Poiiis - diz a mais que tudo - e este tb conheces?
Diz ela a mofar-me quando aparece um outro ciclista todo licrado numa BTT.
- Não! Obviamente não os conheço todos...
E na subida de Miraflores para Carnaxide pelo viaduto surge um ciclista na via da direita que lhe digo para tomar atenção:
- Olha, olha, mas conheço este... aha!! Uma vez ia eu para o trabalho de manhã com a fininha e ele estava ali à espera de uns amigos para irem treinar. Quando parei e ele me viu tb todo desportivo e com uma fininha desafio-me a ir para a marginal treinar e eu disse que infelizmente ia trabalhar... ele fácil de distinguir este pois anda sempre com um lenço na cabeça por baixo do capacete.
- Pois, lá está, é o tema do teu blog outra vez!

1 comment

  1. Há um personagem que pedala na zona de campo de ourique e campolide, numa bike toda decorada com as cores do glorioso eum rádio grande, daqueles tipo "tijolo", a bombar música para o pessoal. O verdadeiro cromo. És tu, não és?

    ReplyDelete

 

BiciCultura

Visite o Planeta BiciCultura

Visitas

Pesquisa

mais lidas

Tags