Mobilidade urbana

Tuesday, September 27, 2016

Hoje de manhã quando saí de casa para levar a mini-me à escola (de carro pois a sociedade e a mummy-bear - eu sei que estás a ler babe - não me deixam levar a criança de bicicleta) vi uma família de 4 todos a rolar de bicicleta a caminho, presumo, da escola das crianças.

Iam a par, dois a dois, à frente ia o pai e a criança mais pequena, prái uns 8 ou 9 anos, e atrás a mãe com a outra pré-adolescente de uns 11 ou 12. Os adultos sem capacete e as crianças com capacete e mochilas.

Todos felizes e sorridentes... e fiquei logo contagiado com um sorriso por ver que o mundo está a mudar!

Seria sempre um mundo melhor se mais condições, infraestruturas, educação houvesse para as pessoas poderem levar as suas crianças de bicicleta para a escola... e não é utopia, é uma realidade possível, basta mudar o chip na sociedade!

Hoje vi na zona onte trabalho aquele que podia ser o veículo automóvel das cidades do futuro, um projeto à frente do seu tempo, e que ocuparia sempre menos de 1/3 do espaço dos carros convencionais... há muitos muitos anos que não via um exemplar destes a rolar na estrada. 

São um ícone de design e deveria haver algum milionário a pegar nisto e fazer uma nova trend mundial.

Era um Sado 550! Maquinão... e produto português! É fazer disto em elétrico.



Ver mais fotos aqui neste link.


No final do dia, não interessa explicar o motivo, mas tive de pegar no meu carro e fazer uma volta que me custou horrores. Estive 1h30 dentro da latinha a espumar pela boca, e enquanto isso via passar os utilizadores de bicicleta a furar lentamente o trânsito parado ou a passo de caracol. 

No meio destes todos ainda vi umas caras conhecidas, e sorri ao ver que eles estão com o chip certo.

No meu percurso tive de entrar em Lisboa e como há tempos que não ia lá fiquei deveras estupefacto com a quantidade de pessoas em trajes normais/casuais/dia-a-dia a rolar de bicicleta, com ou sem capacete, no centro da via a proteger a sua posição primária no meio do resto do trânsito, homens, mulheres, novos e velhos!

IMPRESSIONANTE!

Todos os muitos que me cruzei circulavam na faixa de rodagem e não em ciclovias.


3 comments

  1. Tens sorte. Eu hoje depois de levar uma razia de um taxista com o carro cheio de clientes, levei tudo menos um sorriso. Acho que o energúmeno usou o reportório total de palavrões e ainda meteu a minha mãe ao barulho (sem nunca sorrir). Azar dos azares... a câmara tinha acabado de ficar com o cartão de memória cheio e o taxi não era Sado 550. Maybe next time.

    ReplyDelete
  2. Boa Nuro, essa cartoon é mesmo fixe.

    ReplyDelete
  3. Boa partilha! Obrigado.
    Também sentimos falta da perspectiva optimista!
    Boas pedaladas.

    ReplyDelete

 

BiciCultura

Visite o Planeta BiciCultura

Visitas

Pesquisa

mais lidas

Tags