É uma praga...

Wednesday, November 25, 2015

...quase de proporções tão biblícas com a dos gafanhotos - mas para melhor!

Lisboa está repleta de bicicletas e ciclistas urbanos. Não há rua (no coração da cidade) que não tenha uma em movimento, deslizando no asfalto, calçada ou ciclovia.


Todos estes dias solarengos de novembro estão polvilhados de bicicletas de todos os tamanhos, preços e feitios, e sobretudo de gentes diferentes - do mais miúdo ao graúdo, dos desportistas aos executivos de fato, das miúdas adolescentes às senhoras elegantes de saia e tacão.
Multitude de gente!

As pessoas estão com vontade de agarrar esta forma de deslocação, mas deveriam as entidades competentes fazer mais e potenciar este meio suave e ativo (económico, sustentável, amigo do ambiente) com infraestruturas e mecanismos que fizessem com que a adopção fosse mais célere e simples.


O problema de mais gente a enveredar por esta forma de deslocação é que algumas pessoas não o fazem corretamente, não respeitando certa sinalização, circulando em conflito com os peões nos passeios, não usando luzes à noite... é algo que tem ainda de amadurecer na cultura do novo ciclista urbano, mas hei ninguém nasce ensinado! Baby-steps!


Ontem no commute para casa encontrei o "Tio Irritado" a rolar vagorosamente e ao comentarmos que realmente Lisboa estava cheio de bicicletas a rolar ele sorriu e diz: "Potenciais clientes!"
(ele tem uma oficina que já mencionei aqui: VeloCorvo)

Venham elas! Venham as bicicletas! Invadam!

1 comment

  1. Potenciais clientes e uma cidade bem mais agradável :D
    Obrigado! :D

    ReplyDelete

 

BiciCultura

Visite o Planeta BiciCultura

Visitas

Pesquisa

mais lidas

Tags