"Once in a blue moon" é a expressão inglesa para definir a aparição no mesmo mês de duas luas cheias, algo que apesar de não ser invulgar é raro acontecer.
Pelo menos segundo este artigo do Observatório Astronómico de Lisboa
http://oal.ul.pt/lua-azul-verao-de-2015/
«Apesar do nome, o fenómeno da lua azul não tem qualquer relação com mudanças na cor do satélite. O apelido foi dado em função da raridade com que o ciclo lunar, cuja duração é de 29 dias e meio, ocorre por completo dentro de um único mês, possibilitando a aparição de dois períodos de lua cheia.
Neste mês de julho, o primeiro ciclo da lua cheia ocorreu no dia 02 às 3h20. O fenómeno da lua azul ocorrerá no final do mês de julho dia 31 às 11h43.
Conta-se que a origem da designação lua azul remonta ao século XVI, quando algumas pessoas que observavam a lua a olho nu achavam que ela era azul. Anos depois, discussões a respeito deste assunto, mostraram que era um absurdo a lua ser azul, o que gerou um novo conceito para lua azul como significado de “nunca”. Com esse significado de algo muito raro, começou-se a dizer que a segunda lua cheia de um mês era uma “lua azul”.»
Esta Mega Massa Crítica Especial de Verão tem tudo para ser um verdadeiro sucesso, ímpar e histórico... daquelas que ficam para contar aos netos.
https://www.facebook.com/events/396741723850305
A sério que vais inventar desculpas para te baldares? Mesmo a sério?
ANDA DAÍ!!
Imagem de cima tirada daqui:
http://www.greeleyunexpected.com/events/poudre-river-trail-blue-moon-bike-ride-july-31-2015
PS: Eu não percebo muito disto, mas se a lua aparecer às 11h43 ainda vamos ver alguma coisa quando for o pôr-do-sol, certo??
Uma mega massa especial de verão em noite de lua azul?
Thursday, July 30, 2015
Labels:
bicicletas,
bicicultura,
massa crítica,
mega
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment