Caminhos alternativos...

Saturday, January 10, 2015

Há efetivamente mais que um caminho para ir do ponto A ao B, então dentro das cidades as possibilidades são muito maiores que nas zonas suburbanas.

Desde que comecei a aventura do commute para o trabalho que já alterei pequenas opções de trajeto, mas recentemente fiz uma pequena alteração que me arrependo de não ter tomado há mais tempo.

Nem de propósito esta semana vi esta TED Talk:
http://www.ted.com/talks/daniele_quercia_happy_maps


É que toldado pela ideia de usar a ciclovia existente na Duque de Ávila, esse era o percurso que sempre fazia. E apesar de ser mais "seguro" pois é segregado da via onde transitam os veículos motorizados, tem o risco acrescido de estar sempre mas sempre, sempre, cheio de peões, de carrinhos de bebé, de gente ao telemóvel, de velhotes de bengala, de gente com sacos de compras - ou seja, às vezes é um verdadeiro martírio.

Então comecei no sentido que vêm da Gulbenkian para o Instituto Superior Técnico a ir ao lado da ciclovia, posicionando-me na estrada, tanto mais que agora o Código da Estrada o permite. Logo aí ganhei pois dá para rolar muito mais depressa e o trânsito ali acaba por não ter um registo de velocidade muito alto. Mas também só o fiz por já ter ganhado traquejo, acredito que as ciclovias tem esse dom de trazer os menos afoitos para o uso da bicicleta, e depois com o tempo ganham asas e arriscam mais.

Então já que estava a abdicar da ciclovia e enveredar-me pelo asfalto em partilha com os carros, porque não tentar outros atalhos?

E foi aí que descobri a rua Pinheiro Chagas - um sossego! 

Quase sem trânsito, e o que circula anda lento, e é fácil marcar posição na via!
Nem tudo é bom, pois o percurso depois perto da Maternidade e ao lado do Sheraton é mais desafiante, mas mesmo assim poupo 500metros, menos irritabilidade com os peões na ciclovia, poupo múltiplos semáforos e acima de tudo... é muito mais agradável!

Exemplo:




My advice: Try new routes!!!

No comments:

Post a Comment

 

BiciCultura

Visite o Planeta BiciCultura

Visitas

Pesquisa

mais lidas

Tags