Rescaldo da Mega Massa 2015 : Lisboa > Oeiras

Monday, August 3, 2015

Da rotunda do Marquês de Pombal em Lisboa até ao Largo do Marquês em Oeiras : um mega successo.

(foto António Maldonado Cruz)

Foi efetivamente um evento ímpar!
"Once in a blue moon", embora a dita só surgisse em pequenos rasgos por entre o céu novelado que nos primou do sol à ida e da lua à vinda.

Um acontecimento inolvidável para todos os cerca de cem ciclistas que aceitaram o desafio de querer fazer parte da mudança e rolar numa percurso de grande beleza e enorme potencial para a nossa capital e o seu concelho vizinho de Oeiras.

Havia uma grande miríade de ciclistas, miúdos e graúdos (o mais velho tinha só 87 anos!), de robustos atletas aos mais anafadinhos, de belas e esbeltas damas aos mais rufias, da malta que não dispensa a licra aos mais casuals, de capacete ou com o cabelo ao vento, de amigos a casais de namorados, bicicletas de todos os feitios e para todos os gostos!

Há sempre muitas estórias para contar, mas deixem-me só referir esta.
Quando estávamos quase a abalar do sopé do Parque Eduardo VII uma senhora aí na casa dos seus 50 e muitos lá ganha coragem e questiona-me:
- O que é isto? É algum passeio organizado de bicicletas?
- Não! - disse-lhe sorrindo - É uma coincidência em que as pessoas se juntam aqui todas as últimas sextas de cada mês e depois vão dar uma volta pela cidade... não é organizado, acontece...
- Está a gozar comigo?
- Não, não... isto é algo, assim, tipo, espontâneo, mas que acontece todas as últimas sextas de cada mês, percebe? Sempre aqui neste sítio... mas não é nada organizado... não tem um percurso... acontece... a malta junta-se e vai andar por aí.
- A sério? Então para a próxima contem comigo! - despediu-se sorrindo.
Se isto não é um bom prenúncio nao sei o que seria.

Ouvi muitos e variados comentários positivos durante e depois da mega massa. Quero só deixar aqui dois de duas pessoas que tem muito mais calo que eu quer no uso da bicicleta como meio de transporte quer no número de Massas Críticas que já fizeram. São pessoas que eu sei de facto que estavam muito descontentes com o rumo que as MC's de Lisboa andavam a ter com muita agressividade e falta de respeito com o restante trânsito. As MC's devem fazer-se notar, mas não conflituar e criar animosidade.

"Foi muito fixe! Ambiente descontraído, sem conflitos com o restante trânsito, percurso lindíssimo, excelente convívio com os amigos, foi perfeito!"

"Também gostei muito. Fez-me recordar o que eram as MCs antigamente: rolar pacificamente sem conflitos entre automobilistas selvagens e ciclistas desordeiros. Grande iniciativa!"

Por todo o lado as pessoas acenavam ao nossos gritos de ordem "Mais bicicletas! Menos Carros!", sorriam aos timbres das campaínhas e ao som das cornetas! Havia contentamento  estampado à passagem daquela massa!

"Não há como negar, as bicicletas são alegria!" - disse-me um companheiro de massa na zona da Ribeira das Naus enquanto atravessávamos aquele piso horrível.

A minha bicicleta chama-se "Felicidade" por um motivo.

Descrição na página do Facebook da MC Lisboa:
"Percurso: 3 voltas ao Marquês de Pombal, descemos a Avenida da Liberdade e seguimos em direcção ao Terreiro do Paço. Alegrámos a Ribeira das Naus com a nossa passagem, no Cais do Sodré encontrámos o eléctrico 18 e seguimos a pedalar pela Avenida 24 de Julho. Passámos por Alcântara, Belém, Algés e fizemos uma breve pausa para subir a colina junto ao Jamor. Percorrendo a Marginal, enfrentámos a tão temida curva do Mónaco, seguiu-se Caxias, Paço de Arcos, até Santo Amaro de Oeiras. Observámos o Jardim Almirante Gago Coutinho a caminho da estação de comboios de Oeiras, de onde após breve paragem, saímos para terminar esta Massa Crítica no edifício do Município de Oeiras em grande festa!"

Uma coisa que ajudou nesta massa foi o uso de uma aplicação para smartphone que permitiu a quem estava na massa transmitir o trajeto ao vivo, e assim muitos conseguiram ir juntando-se a meio pois conseguiam ver num mapa (via um simples browser) em tempo real onde a massa estava:
http://glympse.com/

Para mais tarde recordar:

Videos da Mega Massa 2015:




Álbum de fotografias #1 (António Maldonado Cruz e Ana Paula Cardoso):
https://www.facebook.com/media/set/?set=oa.10153631227397044

Álbum de fotografias #2 (António Baganha):
https://www.facebook.com/antonio.baganha/media_set?set=a.10200840707417709.1073742087.1764714884

Notícia no Pedais.net:
http://pedais.pt/muitas-dezenas-de-ciclistas-pedalaram-na-marginal-por-uma-ciclovia-ate-oeiras/
"Tratando-se de uma iniciativa sem organizadores, como é caraterística das massas críticas, nem terem sido contabilizados os participantes, foram seguramente muitas dezenas os ciclistas que partiram do Marquês de Pombal, em Lisboa, até ao edifício histórico da Câmara de Oeiras."

Todos juntos por uma causa, de forma pacífica e positiva... pela mobilidade urbana!

Estou cá com um feeling que a MC de setembro, após a Semana Europeia da Mobilidade, também vai ser em grande!!

--------------

Não sei como foi o regresso do resto da malta para Lisboa, pois acabei por ficar em Oeiras a jantar e só voltámos lá pelas 23h30 de bicicleta num grupo de 5 pessoas pela Marginal... aí sim com a lua a iluminar as águas espelhadas do Tejo que beijava o mar... que desperdício que é esta costa para ser usada apenas como via-rápida para carros em constante excesso de velocidade :(


...e para acabar relembrar a Proposta de Ciclovia na Marginal:
https://cicloviamarginal.wordpress.com

1 comment

  1. Foi memorável mesmo apesar de só ter entrado na Massa no Dafundo valeu mesmo a tarde bem passada.

    ReplyDelete

 

BiciCultura

Visite o Planeta BiciCultura

Visitas

Pesquisa

mais lidas

Tags