Mobilidade em Oeiras - a tal mentalidade...

Sunday, January 15, 2017

Há algum tempo pedi via o portal "O meu bairro" da CM Oeiras, que é equivalente ao sistema "A minha Rua" de outras cidades, que colocassem uma série de passadeiras em cota alta de forma a melhorar a segurança na via pública quer pela redução da velocidade dos veículos motorizados quer pela capacidade de atravessamento para os utilizadores vulneráveis.

A resposta diz tudo sobre a mentalidade de quem desenha o espaço público...


"Não foi aceite a proposta de criar passadeira e/ou passagem p/ bicicletas (a via é basicamente distribuidora de tráfego Portela-Miraflores, s/ edifícios c/ acesso direto, exceto junto rotunda do fogo. A guarda metálica evita atravessamento pedonal."

É que depois há "acidentes de viação" e não se sabe bem como estas coisas poderiam ser evitadas... só por magia negra, quiça.



"Esta situação está referenciada, estando a aguardar que o prestador de serviços da EDP Distribuição efetue a retirada da coluna derrubada. (NA 103451424 Inc.6958829)."


Noutra zona ali perto após um atropelamento de um peão numa passadeira também fiz outro pedido... em 2015.

E também depois do relato de um meu vizinho que também usa a bicicleta como meio de transporte e que me disse que com o sol de final de tarde os automobilistas ficam "cegos" e não nos veem nas bicicletas e quase que ia levando com um carro por trás nesta ligeira subida onde nós vamos em esforço lento e eles (os carro) em aceleração. É que só pessoas que eu conheço que usam a bicicleta passam ali 5 pessoas, excluindo eu obviamente.


"Pedido: Dada a velocidade dos veículos nesta zona e a existência de paragens de autocarros e muitos peões, será possível criarem uma passadeira com cota alta para forçar a redução de velocidade dos carros/motas. Há dias uma senhora foi atropelada na passadeira.
(...)
Resposta: Informamos que não foi autorizada a colocação/instalação de lombas."

Reforcei em 2016... explicando que não pedi lombas mas passadeira em cota alta.


É que os técnicos inferiores da CMO nem sequer percebem o que é pedido, e não resolvem os problemas... se é assim tão difícil de mudar mentalidades se calhar o melhor seria mesmo mudar de técnicos e de executivo. É votar!

No comments:

Post a Comment

 

BiciCultura

Visite o Planeta BiciCultura

Visitas

Pesquisa

mais lidas

Tags