Inclusive a MUBi tem os Bike Buddies que podem além de acompanhar as pessoas ajudar sugerindo rotas/trajetos pois pode dar jeito saber a opinião de outros utilizadores de bicicleta.
Mas uma forma que existe é usar os mapas como o Google Maps ou o Bing Maps e procurar através dos percursos por automóvel e pedestre quais as melhores opções.
Exemplo de um percurso:
E das várias rotas que procurei fiquei muito satisfeito, inclusive no meu percurso diário para o trabalho indicou a única transgressão que faço na rota (wwwwoooww), que é passar um contínuo que existe numa estrada rural para evitar fazer cerca de 700mts (é verdade, passo um contínuo!).
É a plataforma da HERE, que é a antiga Nokia Maps (ex-Navteq).
Dá muita informação inclusive a altimetria e o trânsito (em tempo real?).
Ah, e obviamente tem uma app móvel para Android e iOS.
Achei piada a esta funcionalidade de ter os mapas das grandes superfícies comerciais...
Enjoy...!
Adenda:
Share is power e a "malta" mandou-me uma série de outras soluções que desconhecia, a saber:
https://en.komoot.de/
http://osmand.net/
https://www.viamichelin.pt/
Nuro também tens o site https://www.viamichelin.pt/ com a opção de bicicleta
ReplyDeleteVerdade, mas tal como respondi ao RD no Facebook do "A bicicleta como meio de tranporte" já vi que no ViaMichelin me dá o mesmo percurso como se de carro, que foi o que me surpreendeu no WeGo pois no tal local ele diz-me para fazer o tal shortcut e não andar à voltas como um carro... E isso é muito bom! É uma diferença de 700mts e uma bela subida que evito por esse atalho, e este foi o primeiro sistema de mapas que vi que realmente deu essa rota.
DeleteJá estou esclarecido quanto a esse que me manda subir a EUA ou a Joao XXI num percurso do hospital de sta maria às olaias... Nao conhece o plano da sacadura cabral...
ReplyDeleteEu não disse que era perfeito :)
Deletee podes sempre comentar as rotas indicando melhorias
Delete