«
- Sr. Engenheiro, Sr. Engenheiro... - interpela o rapaz cheio de genica logo pela manhã de segunda...
- Bom-dia, calma rapaz, deixa-me lá primeiro acomodar, ainda agora cheguei.
O rapaz lá esperou e depois continuou:
- Tenho uma ideia para uma melhoria de mobilidade urbana seguindo as melhores práticas e as tendências atuais...
- Uiii, lá vens tu com essas modernices. Então conta lá - resmunga o engenheiro da velha guarda enquanto pega no seu jornal para ler as gordas.
- Ia no outro dia ali na Estrada da Outurela a subir em direção a Carnaxide e apercebi-me de uma outra pessoa a circular de bicicleta, mas ao passo de ir na estrada como deve ser ia no passeio, que já por si é diminuto, a incomodar os peões...
- Esses ciclistas incomodam toda a gente, se vão na estrada parecem umas tartarugas que não saem da frente, melhor irem no passeio, digo eu.
O rapaz não estava para discutir e lá deixou passar a provocação.
- Dizia eu... e ao interpelar a pessoa disse-me que tinha receio de andar na estrada pois os carros não respeitam o código e muitas vezes agem de forma agressiva.
- Agressiva? Apitar para sairem da frente não é ser agressivo, é até útil para o ciclista saber e sair da frente para não levar com um carro em cima. É um favor que lhes faço.
O rapaz lá deixou passar mais uma do engenheiro e continuou.
- Pronto, mas ali naquela estrada efetivamente com pouco custo poder-se-ia fazer uma melhoria significativa... a faixa de rodagem tem 4 vias de trânsito, duas em cada sentido, mas efetivamente tem apenas uma e meia pois a da direita está preenchida com veículos estacionados o que permitiria com pouco investimento alargar um pouco o passeio e ao lado desta fazer uma ciclovia unidirecional de cada lado, uma a subir e outra a descer, permitindo assim uma melhor segurança a quem não se aventura a ir para a estrada e anda pelo passeio.
- Hmmmm? Como assim?
- Veja aqui estes esboços e fotografias... - mostra o rapaz ao engenheiro.
- Bastaria criar uma zona à cota da estrada mas separada com um lancil para os veículos estacionarem paralelos como se fosse o passeio, mas com alguma distância de segurança para que as portas ao abrir não causassem perigo a quem está na ciclovia... parecida com aquela ciclovia ali em Tenheiras, quiça com um meio metro de "verde".
(ciclovia bi-direcional na Rua Fernando Namora em Tellheiras - Lisboa)
O engenheiro começou a mostrar genuíno interesse.
- Ó rapaz, isto é muito interessante, deixa cá ver bem isto.
(...)
Passado umas semanas o engenheiro veio dar a boa nova ao rapaz.
- Rapaz, aquela tua ideia deu frutos! Se não fosses tu e a tua visão enviesada da mobilidade urbana nunca teriamos chegado a esta solução.
- Então? - questionou o rapaz entusiasmado.
- Tenho a dizer-te que há estudos que garantem que as soluções de mobilidade nas urbes passam pelo incremento de infraestruturas e facilidades...
- Sim?? - continuava expectante o rapaz, incrédulo por finalmente fazer ver ao engenheiro que o futuro das grandes cidades passa por um conjunto de meios e não apenas os veículos de combustão particular.
- ... mas para comportar cada vez mais carros, que são sim o futuro!
- WTF?! Como assim? Mas afinal o que vamos fazer aqui para a Estrada da Outurela?
- Rapaz, como disseste e bem, havia ali meia via de trânsito que não servia de nada, pelo que fazendo as coisas bem feitas não é cá meter umas ciclovias unidirecionais ou melhorias dos passeios... o que vamos fazer é muito mas muito melhor... Vamos aproveitar o espaço e vamos fazer estacionamento "em espinha"!
- NÃÃÃOOOO!!!
- Sim, sim, já estamos a tratar de tudo... em menos de nada o estacionamento vai duplicar! É o futuro rapaz! Mas quais bicicletas...?! Ganha mas é juízo!»
Agora sem ser ficção, e a sério:
Os técnicos "inferiores" da CM Oeiras são mesmo limitados! E o executivo que lá está deixa muito a desejar! Quando todas as cidades europeias caminham para uma adequação aos meios ativos como andar a pé e de bicicleta com intermodalidade com transportes públicos estes técnicos continuam quarenta anos atrasados!!
Na capital de Espanha foi notícia isto, por cá continuamos com a cabeça na areia como as avestruzes!
"Hoy está prohibido aparcar en el centro de Madrid debido a la alta contaminación"
http://www.elmundo.es/madrid/2016/10/30/58164fda22601dce148b457e.html
POR CÁ HÁ GENTE QUE NÃO PERCEBE O MUNDO!
Carta aberta ao presidente da junta:
ReplyDeletePerigo de segurança na subida da estrada da Outurela junto à SIC
Eu utilizo a bicicleta como meio de transporte à mais de 5 anos e desloco-me todos os dias para o emprego em Lisboa.
Colocarem estacionamento em espinha na subida perto da SIC (estrada de outurela) irá causar problemas de tráfego e segurança entre bicicletas e carros.
Por incrível que pareça a situação actual permitia que bicicletas e carros com precaução circulassem lado a lado e quando o fluxo aumentava os carros conseguiam, no espaço disponível pelo estacionamento ilegal, circular lado a lado.
Criem condições para mais carros e muitos mais carros iram aparecer. É tudo uma questão de opções e penso que esta opção está errada.
Carnaxide é uma zona demasiadamente congestionada de carros, no entanto criam mais condições para aparecerem mais carros. Não percebo como secontinua a ceder mais espaço publico para os carros. Quanto mais espaço se ceder, mais iram aparecer. Existem estudos que o comprovam.
...