Passagens não é para «passar»?

Tuesday, April 5, 2016

Hoje tive de ir a Lisboa e fui na minha nova menina, a Romana! :) Very niiiceee!

Ao passar pela ciclovia que ladeia a Avenida Calouste Gulbenkian em Lisboa tive uma boa surpresa... Finalmente depois de terem alcatroada a estrada Rua Armando Cortez já há muito muito tempo lá repintaram a passadeira. A-LE-LU-IA!

Já tinha falado do tema aqui neste meu post do "The green bullet e certos pormenores nas ciclovias" por ser algo que é de uma grande incompetência das entidades competentes (gioco di parole) só pensarem na mobilidade motorizada (convêm reler para relembrar o tema).


Acreditem que não são pormenores, pois há tempos ia eu no sentido trabalho/casa quando vejo um casal de nórdicos (eram loiros!) a quedar-se no passeio e a olhar para um lado e para o outro, para cima e para baixo à procura de uma passagem correta... e só se atreveram a passar a estrada porque me viram a fazê-lo de bicicleta. "Uma vez em Roma, sê Romano" - presumo que terão pensado.
E naquele gancho é sempre complicado de atravessar quer de bicicleta quer a pé.



Mas depois do entusiasmo inicial, veio a minha natural estupefação.
"Tanta sinalização?!" mas o Vereador da Mobilidade não andava a limpar os obstáculos e estorvos que pululam pelos passeios?! (ora contem-os lá...)
Notícia do DN: "Lisboa retira obstáculos de seis ruas para ser mais fácil andar a pé"

E mais, se acabaram de pintar de fresco porque raio se há uma ciclovia de um lado e outro não pintaram na mesma uma passagem de velocípedes?

Diz assim o documento da ANSR sobre o último Código da Estrada:

"Promove-se ainda a mobilidade sustentável, reconhecendo-se os benefícios da mesma para a saúde e para o meio ambiente, introduzindo-se profundas alterações ao regime de circulação dos velocípedes. A título de mero exemplo,: (i) Os utilizadores de bicicletas passam a poder circular nas bermas, desde que não ponham em perigo ou perturbem os peões que nelas circulem; (ii) os condutores devem ceder a passagem aos velocípedes nas passagens assinaladas; (iii) os veículos motorizados quando efetuam uma ultrapassagem a um velocípede devem guardar deste uma distância lateral mínima de um metro e meio; e, por último, (iv) com alguns condicionalismos, os ciclistas podem circular a par."
in Código da Estrada

Cumássim? "Promove-se"?! Então mas neste caso "obrigam" (por decreto, mas ninguém cumpre estas imbecilidades) a desmontar da bicicleta, até tem um STOP novo para ajudar a forçar o ponto, pois a ciclovia "acaba" num passeio seguido de uma passagem de peões, que "obriga" a desmontar para atravessar, para depois ter mais um metro de passeio e ter 10 metros de ciclovia e depois umas chapas metálicas no chão onde indica passeio (em calçada portuguesa de pedrinhas soltas) a partilhar com peões num espaço reduzido?!

Mas como "promovem"? Mas comem cocó às colheres ou são mesmo burros? Isto promove o quê? Só se for a desobediência às regras pois fazem puto de sentido... Se nas passagens mais à frente na Praça de Espanha até fizeram bem com a passagem de peões e a de velocípedes ao lado porque é que aqui fizeram mal? Não tem esperto no cabeço?

Mais... fiquei recentemente sabedor via esta conversa da MUBi aqui no Fórum (este fórum é muito bom, e ao contrário das conversas dos facebooks e afins fica facilmente pesquisável para consulta e histórico) que se eu quiser, porque até tenho à vontade e traquejo, não posso usar a estrada mas sou obrigado a usar aquela ciclovia? É que nesta parte aquilo dificilmente se pode chamar uma ciclovia... eu quero ir trabalhar não ando a passear a ver as vistas... preciso de me deslocar com rapidez e em segurança, mesmo que seja a 20km/h.

Não é uma passadeira antiga, foi acabada de pintar, os sinais acabados de colocar... (recentemente entenda-se, não sei precisar quando foi feito pois desde Dezembro que não passava ali).
Mais, se é uma zona 30 (tá lá o sinal, mas muitos não cumprem) porque não fazer uma passadeira elevada e assim facilitar efetivamente a mobilidade sustentável e obrigando o trnasito motorizado a cumprir os 30km/h?

Como é que esta gente responsável acha que anda a promover a mobilidade sustentável?!

Coincidência das coincidências o meu amigo que me tirou as fotos no post do "The green bullet" e que na altura ia de taxi, hoje também me viu na mesma zona comentou o meu post matinal no facetas a questionar se hoje era dia de ir ou não de bicicleta por causa do tempo: "Foste de bike. Vi-te passar na Gulbenkian e a mandar vir com alguma coisa. (PS: o vermelho fica-te bem)."
Estava a mandar vir com um automobilista que depois de eu esperar no semáforo vermelho na passagem de velocípedes resolveu ficar parado em cima da mesma quando abriu o verde para mim como se eu é que tivesse de andar a fazer gincanas porque eu ando a "passear de bicicleta" e ele vai no seu carro pagador de impostos e seguro e com matrícula para o trabalho...

No comments:

Post a Comment

 

BiciCultura

Visite o Planeta BiciCultura

Visitas

Pesquisa

mais lidas

Tags