Junta a tua voz a outras

Tuesday, March 15, 2016

Um árvore não faz a floresta, mas uma floresta tem muitas árvores.
Isto a propósito de que se queremos mudar alguma coisa temos de meter a "mão na massa", não basta apenas dar opinião e comentar assuntos (não que isso seja criticável ou desprezivel)... mas para fazer acontecer é preciso mais! Ativismo do comentário não chega...

(tenho um amigo que me diz que há muita gente que trabalha como "Indignados do Facebook")

As leis não nascem por espontaneidade, as regras não se criam por ser simplesmente lógico, as mentalidades não se formam por osmose, a informação não fluí por desejo... são precisas pessoas, e horas de trabalho e empenho para que se vejam resultados práticos. E às vezes esses resultados tendem a demorar, ou saem gorados, mas a inação é que não resolve nada.

Um voz dificilmente será ouvida, mas muitas vozes fazem a força, fazem a diferença.

Pareceres, análises técnicas, cartas, reuniões implicam tempo e dedicação, implicam trabalho, vontade, cooperação, tentativa e erro, troca de ideias e debate...

Isto a propósito da causa que nos move a alguns de nós... fazer um mundo melhor para todos!

E no concreto fazer com que a possibilidade de usufruir de meios de transporte suaves, a bicicleta em particular, seja uma realidade na nossa sociedade, país, cidade, vila ou bairro e não apenas uma utopia que acontece lá nas Dinamarcas e Holandas, e em Espanha esse país longínquo...

Juntem as vossas vozes, juntem-se a quem também dedica tempo a estas causas!
Por nós, pelos nossos filhos, pais, avós, pelos vizinhos, amigos, colegas de trabalho, pelas pessoas, pelo ambiente, pela economia, pelas razões que vos tocarem...

Há um conjunto de associações que tem feito muito mas podem fazer ainda mais, a saber algumas que tenho conhecimento:

Ciclaveiro : http://ciclaveiro.pt/

Braga Ciclável : http://bragaciclavel.pt/

Coimbr'a pedal : http://pedal.madeincoimbra.org/

Federação Portuguesa de Ciclismo e Utilizadores de Bicicleta : http://www.fpcub.pt/

Federação Portuguesa de Ciclismo : http://www.uvp-fpc.pt/

MUBi Mobilidade Urbana em Bicicleta : http://mubi.pt/ e http://forum.mubi.pt/


Eu sou sócio da FPCUB que tem um custo anual mas faculta um seguro que acaba por cobrir o valor da quota, não tenho tido muita intervenção ou ação nesta associação, mas já recorri à mesma para esclarecimentos e apoio em determinados temas relacionados com a mobilidade em bicicleta.

Sou associado da MUBi desde há um ano e tenho dado, dentro da minha disponibilidade e capacidades, algum do meu tempo a trabalhar nas causas, iniciativas e ações da mesma, e que movem os restantes voluntários que representam a massa viva desta associação. Muitos deles que nunca vi em carne e osso, apenas trocamos ideias e trabalhamos no mundo virtual para materializar projetos e iniciativas no mundo real.


Como funciona a MUBi?
A MUBi adoptou um modo de organização horizontal, colaborativo e sem hierarquias, e a Direcção formal eleita delega num órgão colegial (a Core). As decisões são, preferencialmente, tomadas por consenso depois de um período de debate na Core.

Existem 2 canais de comunicação interna:
- O Fórum da MUBi onde todos os sócios são convidados a inscrever-se e a participar nos debates e onde os membros mais ativos e pertencentes a Grupos de Trabalho têm um acesso exclusivo a alguns debates de tomada de decisões;
- O email é usado para divulgar a Newsletter, a marcação da Assembleia Geral e algumas iniciativas em que precisamos de apoio dos sócios.

Em termos de comunicação externa, pública, além do site, a MUBi mantém presença em algumas redes sociais: Facebook, Twitter, Youtube, Linkedin e Pinterest.

Como te podes tornar sócio?
É gratuito, sem quotas e basta preencheres o seguinte formulário: http://mubi.pt/junte-se-a-nos/faca-se-socio

Como podes colaborar?
Por ordem de compromisso e actividade (todas as ajudas são importantes):
- Podes acompanhar a MUBi nas redes sociais, fazer "like", partilhar e comentar as publicações nas redes sociais.
- Podes partilhar artigos da MUBi em grupos de utilizadores de bicicleta e relacionados com o tema no facebook.
- Podes convidar amigos para subscreverem a página da MUBi no facebook.
- Podes tornar-te sócio e participar activamente no fórum da MUBi.
- Podes juntar-te a um Grupo de Trabalho que já exista enviando uma PM (Mensagem Pessoal) ao coordenador do GT.
- Podes juntar-te ao grupo de gestão da MUBi - a Core.


Especialmente para aqueles meus 3 ou 4 amigos (vocês sabem quem é que eu estou falar!) que até partilham os mesmos ideais (será que são utopias? nã!) quando é que deixam da conversa de café e passam a dar "sangue" às causas?

Bora lá! Não digo que seja fácil... mas pior não faz!

"No man (or woman) is an island!"

("I am an island. I am bloody Ibiza!" - Hugh Grand, About a boy, 2002)

La mia Romana

Sunday, March 6, 2016

"Todos os caminhos vão dar a Roma."

Depois de muito procurar, ler e informar-me acabei por me esticar no orçamento inicial e resolvi adquirir uma bicicleta eléctrica nova.

A escolhida foi a Lombardo Roma Uomo com motor eléctrico da Bosh Active Line (bateria de 400 Wh). Ver aqui no site oficial da Lombardo Bikes o resto das especificações.


Obviamente que tinha de a batizar... A Romana!
Da maneira a que todos os caminhos vão dar a Roma esta minha bicicleta "Romana" vai trilhar muitos caminhos!  (não confundir com a famosa cantautora de música popular portuguesa).

"Fosgassssseee! Tanto dinheiro... tu é maluco?"
Concordo... o custo médio de um veículo motorizado é absurdo! Não sei se estes valores do "AutoCusto" estão certos:


... mas eu fiz as minhas continhas só com portagens e combustível, pois efetivamente não vou deixar de ter carro e mota, por enquanto, portanto vou continuar a ter de pagar seguros e manutenções.

Mas a juntar a estas contas há também o gozo e prazer de pedalar ao invês de gastar 50€/mês num ginásio e o tempo que não se perde nas filas de trânsito, tipo isto que acontece TODOS os dias pelas 9h e pouco na A5 de Lisboa-Cascais-Lisboa:


E por conseguinte achei que seria um bom investimento. Dito e feito, bicicleta encomendada, chegou passado umas semanas pois ainda estavam a fabricar as ditas lá em Itália. (E sim, procurei muito mas não encontrei nada made in PT que tivesse o mesmo custo/qualidade - eu sou pela compra do que é nosso, quando faz sentido, não é cegamente só por ser feito cá.)

Comprei a bicla nova na BeElectric, em Cascais, e todo o processo foi muito profissional e competente. Apenas tenho um tema para resolver na bicicleta que se tratou da luz traseira que veio estragada e que estou à espera da peça de substituição. De resto foi tudo impecável...

Ainda só dei umas voltinhas na mesma, pelo que deixo para outro post a análise à Romana, agora ficam algumas fotos das primeiras voltinhas. Batismo feito parcialmente debaixo de aguaceiros pelo que deu para testar os paralamas e tudo... chasing the rainbows!








Entretanto preciso de espaço na garagem, e como tal tenho a Felicidade à venda.


 

BiciCultura

Visite o Planeta BiciCultura

Visitas

Pesquisa

mais lidas

Tags