Pista de BMX e Funcionários #8

Sunday, September 13, 2015

(Na onda da sátira "Funcionários" do livro "Quotidiano Delirante" do artista Miguelanxo Prado seguem mais umas estórias de pura ficção...)

"
- Sr. Engenheiro, vamos ter a inauguração da pista de BMX. Já era sem tempo. Um excelente equipamento.
- Sem dúvida, mais uma obra aqui para o palmarés do menino! Lá está, eu percebo muito disto de mobilidades e bicicletas...
O rapaz ficou com um ar desconfiado com a soberba recorrente do engenheiro.
- Pena foi termos perdido a oportunidade de em redor da pista de BMX termos melhorado as condições para os peões e demais utilizadores de meios ativos como a deslocação em bicicleta.
- Qual quê? Aquilo está ali uma grande obra! Fizemos lá uns, uns remendinhos nos passeios... para os peões... e além disso fizémos um excelente parque de estacionamento automóvel. Com cobertura e tudo! Grande nível!
- Pois... mas uma ciclovia que ligasse a Ciclovia da Cidade de Lisboa ali até ao Estádio de Pina Manique e que continuasse até ao Parque de Campismo na conhecida antiga Estrada da Circunvalação de Lisboa se calhar fazia mais falta que esse estacionamento automóvel, com cobertura.
- Mau... lá tás tu! Mas não percebes que a malta para vir à pista de BMX tem de vir de carro? E onde estacionavam?
- Pois, sem uma ciclovia realmente a miudagem arriscaria muito naquela estrada que é um perigo e...
- Tás a ver? Tás a dar-me razão rapaz! Vá...
- Mas não acha que podiamos ter ido mais além?
- Como assim?
- Fazer uns passeios de jeito que aquilo está uma vergonha! Fazer uma ciclovia! Iluminação! Até uns suportes para bicicletas para quem vá assistir e não vá de carro...
- Já sabia que me ias dizer isso rapaz! Então não fizémos há uns tempos uns excelentes suportes para bicicleta lá no bairro? Um pouco mais acima?


- Aqueles que ficam quase a 500metros da pista? Ao passo que o estacionamento automóvel é mesmo ao lado? Acha que isso faz sentido sr. Engenheiro?
O engenheiro respirou fundo e rematou... 
- Mas é claro que faz sentido. Quem anda de bicicleta não se importa de fazer exercício físico, se já veio de bicicleta o que são mais 500 metros? Já eu que vou de carro, que não quero fazer exercício, tenho de ter lugar mesmo "à porta". Percebes?
- Ah!! - rematou o rapaz que achou que já nem valia a pena continuar a conversa.
"


Agora sem ser ficção, os suportes existem há muitos anos e servem para... NADA!!
Dinheiro deitado à rua, literalmente.
Quando estava a tirar as fotos, daquelas aquelas senhoras que passam diz uma para a outra:
"
- Tá a tirar fotos aquilo porquê? O que é aquilo?
- Atão... acho que é para as bicicletes!
- Ai é? Olha que não sabia...
"

Já abriu a dita pista BMX e é um excelente equipamento!
Tiro o chapéu a quem lutou e conseguiu que esta obra se fizesse...
http://www.publico.pt/local/noticia/lisboa-ganha-primeira-pista-de-bmx-1707578
http://www.cm-lisboa.pt/noticias/detalhe/article/nova-pista-bmx-no-bairro-da-boavista
http://ocorvo.pt/2015/09/11/primeira-pista-de-bmx-de-lisboa-abre-ao-publico-no-bairro-da-boavista-em-benfica/

...no entanto como reafirmei em outros fóruns, acho que se perdeu uma oportunidade de melhorar muito uma zona que carece que intervenção urgente no que concerne ao dia-a-dia e não apenas a equipamento de desporto.

É de terceiro mundo ver o Parque de Campismo da capital obrigar os turistas a andarem em carreiros no meio do mato ou na berma da estrada para se deslocarem!
Mas depois podem sempre ver e pensar "Wooow, what a nice BMX track!!"

1 comment

  1. Na passada sexta-feira regressei a casa ao final do dia a correr (mesmo a correr a pé :)) e passei na Estrada da Circunvalação junto à Decathlon e ao parque de campismo antes de entrar em Monsanto... E que revoltante que é constatar na pele que a estrada simplesmente não tem sítio para as pessoas poderem caminhar a pé numa zona onde há paragens de autocarro, um parque de campismo, e grandes superfícies comerciais! Está tudo pensado apenas e só para o automóvel e "os outros que se lixem". Andar a pé ali consegue ser ainda bem pior do que andar de bicicleta. :(

    ReplyDelete

 

BiciCultura

Visite o Planeta BiciCultura

Visitas

Pesquisa

mais lidas

Tags