Há muitos muitos meses reparei no Facebook do Yehuda Moon que haviam tiras que nunca tinha visto. Estavam de volta!! :)
Pouco tempo depois no Kickstartersugiu a possibilidade de apoiar o projeto com uma série de opções... apesar de ser um pouco puxadote, e depois de muito ponderar apostei dinheiro numa das possibilidades (volume 5 + volume 6 + boné) e finalmente chegou!! Me very happy! :)
O volume 5 apesar de já não ser novo estava esgotado e com esta iniciativa consegui os dois volumes!
E autografados... Que nice!
O boné é muita catita! Ainda há pouco tempo andava no site da Rastoa namorar este tipo de bonés, só pela piada... mas são carotes.
É só mesmo pela piada do boné vintage de ciclista :)
Com a encomenda veio também um autocolante e um postal de um advogado especialista em questões jurídicas sobre o uso da bicicleta... muito bom!!
E agora vou deliciar-me a ler as tirinhas do Joe, Yehuda, Grail e companhia...
Durante uns tempos deixei de commutar de bicicleta e até tive de voltar a fazer muitos desses percursos de carro. E uma vez voltando a este modelo tive de me atualizar e passar a usar uma nova app que a malta que anda de carro me recomendava mas como de bicicleta ou mota não tinha «desses» problemas nunca usei...
"O Waze é a maior comunidade de condutores do mundo. Ajude os condutores à sua volta e partilhe informações de trânsito em tempo real. Evite gastos desnecessários de tempo e combustível."
É muito útil pois é uma rede de partilha de informação de trânsito feita pelos próprios utilizadores e pela velocidade que estes tem nos troços que fazem.
Um dia ia eu do trabalho para ir buscar a filha à escola e depois irmos ao médico pediatra e estava um daqueles dias caóticos de trânsito, acho que jogava aquele clube ali dos lados de Carnide e estava tudo emperrado. E chovia!! Chovia muito. Caos!
Ali perto de casa mas ainda no para-arranca vejo passar o E. na sua bicicleta ao regresso a casa findo o dia de trabalho. Foi uma daquelas coincidências pois o Waze tem uma feature que permite ver os "amigos" (eu usei o método de autenticação com o Facebook) que tb estão no trânsito, e pensei: "Se ele vai de bike pq está a usar o Waze?"
Num outro dia estava eu tb no trânsito parado na zona ainda de Oeiras e o Waze buzina. Nunca tinha ouvido aquele alerta... Afinal é uma feature do Waze que permite mandar uma buzinadela aos "amigos", como um cumprimento/olá.
Era o E. que deveria ir algures na sua bicla e me estava a buzinar...! O sacana!
"Track all your runs, rides and cross-training too. Upload your activities from your Garmin, Android or iPhone and Strava will automatically log all your workouts."
Diz que é a melhor app para quem anda de bicicleta.
É ao estilo da RunKeeper, Nike+, Endomondo, etc, mas com foco nas bicicletas, apesar de tb dar para a malta que corre.
Tem funcionalidades muito fixes, tais como automaticamente dar um ranking de melhores tempos por determinados segmentos, para todos os utilizadores do Strava, mesmo que não sejam "amigos" e estejam na mesma rede.
Funciona bem no móvel e no PC para ver os dados e analisar a informação.
Como é uma aplicação com muitas funcionalidades é complexa de entender, mas se se usar só o básico é simples.
"Glympse is a fast, free, and simple way to share your location in real-time. We put you in control. You set who sees you and for how long."
É uma app super simples e que permite partilhar um link com quem se quiser, e num simples browser os outros sem precisarem de instalar nada conseguem ver quase em tempo real a posição num mapa.
Fomos passar o fim-de-semana grande dos feriados de junho a Sevilha com uns amigos. Já lá tinha estado duas vezes, a ultima das quais há 7 anos num invernoso novembro. E de lá para cá a cidade transformou-se numa meca da mobilidade ativa.
Se já considerava que Valência e Bilbao que visitei mais recentemente eram muito bike-friendly então Sevilha é realmente um paraíso para quem gosta de se deslocar de bina.
Imaginem os "cojones" do alcaide que decidiu fechar esta avenida ao trânsito automóvel... isto se fosse cá em Portugal era linchado vivo. Se a CM de Lisboa para fazer melhorias que não tocam no status quo já está a ter a propaganda que está, imaginem se um dia um "maluco" caísse na loucura de fechar, vamos a imaginar, a Av. Fontes Pereira de Melo e torná-la uma zona pedonal e de comércio...
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A cidade tem muitas ciclovias, mesmo mesmo muitas, mas nas grandes avenidas.
Pelo que me disse um taxista foram retirados muitos lugares de estacionamento nas principais avenidas para dar lugar a essas ciclovias.
Existem também muitas ciclovias em cima de passeios, mas muitas delas não influênciam o passo pedonal. E mesmo onde há muitos "conflitos" não parecem ser beligerantes. Como há mesmo muitas bicicletas a rolar os peões já sabem que não devem andar nas ciclovias.
Nesta foto de cima está uma larga avenida com umas 4 vias de trânsito motorizado, uma de BUS e ao lado segregada uma ciclovia bidirecional que "roubou" espaço de estacionamento automóvel para ser feita, mas depois ladeada com arvoredo e arbustos do passeio pedonal, que como não tem pedrinhas mas sim um piso confortável e liso é usada pelos peões (got it?!).
Na foto de baixo está um exemplo de como se faz uma ciclovia, contínua e onde o trânsito automóvel é que tem de dar prioridade, pois a passadeira de peões e a ciclovia mantêm a cota e sem interrupções, e os carros é que tem de dar prioridade e abrandar com cota elevada para passar fazendo acalmia de trânsito. Acalmia essa que era visível na postura de condução, em 4 dias só ouvi uma pessoa a apitar insistemente no seu bólide.
Mesmo as zonas mais "antigas" onde não há ciclovias, há imensas infraestruturas para ajudar no uso das bicicletas, desde parqueamentos a pavimentos mais lisos. Haviam muitas pessoas de cadeiras de rodas a circular sozinhas na cidade, e muita gente de skate e patins em linha mas em deslocação e não em lazer. E há muitas zonas 20 e 30 para limitar o excesso de velocidade automóvel e assim ter efetivamente zonas de acalmia para todos.
Outro detalhe é que há muitos locais de estacionamento de motos e como tal não concorrem com os lugares de bicicletas, e possivelmente por haver uma sensibilização diferente ao tema do que por cá, uma vez que devem ser severamente multados por usurparem os lugares das bicicletas.
Achei estes pormenores deliciosos, em muitas ruas estreitas criam estes mini-estacionamentos para motos em paralelo com a rua.
Obviamente, mas só pela piada, aderi ao sistema de aluguer de bicicletas partilhadas de Sevilha que funciona muito bem e que é muito usado, Ultimamente tem sido notícia que o sistema está a cair no uso mas porque muitas pessoas passaram a adquirir as suas próprias bicicletas, o que é um passo natural se se vive na cidade e se usa a bicicleta como meio de transporte.
E depois há aqueles detalhes que fazem a diferença entre haver ou não barreiras... os passeios lisos, quase todas as passadeiras ou são rebaixadas ou elavadas para garantir continuidade, tal como as ciclovias, as passadeiras são para peões e bicicletas pelo que não é preciso desmontar, existe sentidos proibidos e trânsito condicionado excepto bicicletas, os semáforos tem temporizadores e avisos sonosos para ajudas os minus-válidos, e tem sinalização para peões e bicicletas.
Detalhes que fazem a diferença...
E isso vê-se, pois há desde o mais licrado e enxuto ciclista de estrada, ao BTTista, aos grupinhos de crianças a rolar sozinhas ou a um casal de velhotes de bicicleta a irem de compras sem medo do perigo e da maluquice que é andar de duas rodas numa cidade com tanto trânsito.
Mais uma vez adorei Sevilha, e realmente está muito à nossa frente no que respeita a mobilidade ativa. Mas não seria capaz de viver nesta cidade, pois apesar de não ser de chocolate eu derreteria com o calor, estavam só 41 graus no dia 13 de junho quando regressámos e ainda nem chegou o verão a sério... mas sem ser isso é uma cidade que deve ter uma excelente qualidade de vida.
(Só o pão deles é que é uma coisa indescritível, se calhar se abrisse lá uma boa padaria acho que ficaria rico!)
Até em Sevilha se fala da Mega Massa Lisboa > Oeiras, que é já dia 24 de junho... :)
Já que as autoridades e entidades responsáveis não fazem o que lhes compete vai de que temos de ser nós a explanar que para se ultrapassar um veículo é preciso cumprir o artigo 38.º do Código.
Mais a mais se for um velocípede!
SUBSECÇÃO II Ultrapassagem Artigo 38.º Realização da manobra (...) 2 - O condutor deve, especialmente, certificar-se de que: a) A faixa de rodagem se encontra livre na extensão e largura necessárias à realização da manobra com segurança; b) Pode retomar a direita sem perigo para aqueles que aí transitam; c) Nenhum condutor que siga na mesma via ou na que se situa imediatamente à esquerda iniciou manobra para o ultrapassar; d) O condutor que o antecede na mesma via não assinalou a intenção de ultrapassar um terceiro e veículo ou de contornar um obstáculo; e) Na ultrapassagem de velocípedes ou à passagem de peões que circulem ou se encontrem na berma, guarda a distância lateral mínima de 1,5 m e abranda a velocidade. 3 - Para a realização da manobra, o condutor deve ocupar o lado da faixa de rodagem destinado à circulação em sentido contrário ou, se existir mais que uma via de trânsito no mesmo sentido, a via de trânsito à esquerda daquela em que circula o veículo ultrapassado. 4 - O condutor deve retomar a direita logo que conclua a manobra e o possa fazer sem perigo. 5 - Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de € 120 a € 600.
É que ainda os estou a ajudar a perceber que podem evitar uma pesada multa...!
Deviam era agradecer.
Mas no fundo, no fundo, não tem a ver com o cumprir ou não o código, tem a ver com a segurança das pessoas que circulam na via pública e que ao contrário de um automobilista quem vai a pé ou de bicicleta não tem a mesma proteção... no fundo tema a ver com o respeitar a vida humana! Respeito pelos outros, segurança para todos!
"Ah e tal, o que é isso do MUBi?"
É ir ver a www.mubi.pt e descobrir.
Ah e tal a bicicleta elétrica é batota, o melhor é uma bicicleta "normal" blá blá blá whiskas saquetas.
Eu tenho bicicletas normais, mas para este meu novo trajeto uma bicicleta normal não serviria, para mim.
Por isso entre vir de carro ou vir numa bicicleta com assistência à pedalagem prefiro a bicicleta "anormal".
E para quem não sabe, tem de se pedalar e muito! Aquilo não é uma motoreta.
Ainda hoje um colega de trabalho a quem deixei dar uma volta me perguntava: "- Mas onde é que se acelera?" "- Hello? A pedalar...? É uma bicicleta..."
São cerca de 12kms em cerca de 30 minutos, por montes e vales...
O prometido é devido, adágio popular que o Rui eternizou numa música há um par de décadas (já passaram tantos anos, estou velho), portanto fica aqui um post sobre a apreciação e experiência na minha bicicleta elétrica cuja graça dei de "Romana".
Neste momento já leva mais de 300kms a rolar, a grande maioria em percursos casa-trabalho-casa e alguns em pequenas voltinhas de recados e compras.
So far, so good! Estou muito satisfeito por ter comprado a bicicleta pois presta-se àquilo que era a minha intenção de conseguir a espaços trocar o carro ou a mota para as minhas deslocações ao trabalho permitindo-me assim fazer também algum exercício.
"Exercício? Mas afinal... não é elétrica?" - dirão alguns de vós e é o que mais ouço.
Sim, é elétrica, mas não anda sozinha.
Não é uma motoreta elétrica, é um sistema de auxílio ao pedalar, por isso é preciso - you guessed - pedalar! E basicamente é preciso pedalar sempre, o que obriga a estar sempre a mexer as perninhas.
Depois de uns percalços iniciais com a bicicleta, num tema das luzes traseiras e dos travões hidráulicos que não estavam bem pois perderam o óleo e como tal não travava nada, o Miguel da BeEletric, mais uma vez num serviço 5 estrelas, diagnosticou o problema e com a parceria que tem com a Be-Cyclist do Samuel resolveram o problema em três tempos. Sangraram o travão da frente da Romana e voltaram a meter o óleo que agora está devidamente vedado e faz o travão fazer o seu trabalho, que é travar!
Além disso o Samuel afinou a bicicleta para o meu tamanho, corrigindo a altura, inclinação do selim e do guiador. E havia uma mudança que não entrava bem e agora está suave... maravilha.
A bateria carrega totalmente em 2 horas com o carregador de origem.
Não é possível carregar a bateria sem a retirar da bicicleta pois só tem uma entrada. Portanto é preciso sempre retirar a mesma para a carregar.
A entrada é "proprietária" e não é standard pelo que se o carregador morrer é preciso comprar um novo, são tipo 150€ só o carregador, poiiis.
Existem 4 modos de assistência e desligado (turbo, sport, tour, eco, off) e a autonomia depende de qual o modo de assistência que se usa, as subidas que se fazem e até do número de arranques.
Para o meu percurso que são cerca de 12 kms para o trabalho e 12 kms de volta, mas com umas subidas que são quase mini-prémios de montanha, usando o modo Turbo que é o máximo de assistência, dá para um dia e meio, ou seja ~36 kms.
Houve um dos dias que esqueci de carregar a bateria de véspera e tive de levar o carregador comigo, bem pensei bem o fiz pois fiquei sem bateria a 500 mts do trabalho e seria impossível fazer os 12 kms de volta só com a força das pernas.
Outra vez que arrisquei ir e vir com o modo Sport, que é o 2.º mais forte na assistência e tinha pouca bateria, acabei por ficar sem bateria à vinda para casa a cerca de 1,5kms e tive de puxar pelas pernas - não foi nada fácil.
É que esta menina pesa 21kg e com mais cadeados e tralha nos alforges estamos a falar de mais de 25kg. É mesmo muiiiito pesada.
Conselho: controlar bem a autonomia pois quando a assistência acaba é um peso monstruoso!
Em termos de condução estou muito satisfeito, é uma bicicleta muito confortável em termos de posição de condução. Pneus grandes mas sem ser de BTT, guiador ergonómico para condução relaxada, selim grande, tem suspensão adaptável pelo que posso regular, as luzes dianteira e traseira são muito boas. A traseira é um led no rack, coisas modernas! http://www.racktime.com/en/racktime-products/system-carriers/racktime-product/shine-evo-standard/
Tem um descanso muito poderoso. Tem um lock da Axa na roda traseira que usa a mesma chave da bateria. Tem para-lamas. O computador de bordo, wooow, dá informações de velocidade, horas, tempo de viagem, acumulados, velocidade máxima - já deu 62kms a descer esta maluca!
Li há tempos um artigo que as eBikes terão um boom nos próximos anos e acredito que sim. Como transporte citadino são um investimento melhor que um carro ou um mota... não pagam impostos, nem o "combustível" é tão caro pois ao fim ao cabo tem de carregar energia elétrica mas é incomparavelmente mais barato, e além disso dá saúde e felicidade!
O problema é que como é um bicho caro agora ando com 4 cadeados atrás!
Fica toda amarrada para ninguém ter inveja e ma levar...
Para além disso, dá para andar com a roupa normal do trabalho pois transpira-se muiiiiito menos!
Desvantagem das elétricas? Tens obrigatoriamente de andar de capacete, it's the law! (quer dizer, pode-se desobedecer à lei, mas depois podem haver consequências...)
Adenda:
Descobri recentemente que afinal posso carregar a bateria sem a tirar do deck da bicicleta.
Andou há poucos dias a circular nas redes sociais um video de uma jovem com óculos escuros e filmado dentro do seu veículo em que discorria veneno sobre os ciclistas e utilizadores de bicicleta que abusavam e ocupavam a sua via impossibilitando a normal fluidez do trânsito.
Ora como uma bicicleta é um veículo de pleno direito subentende-se que a senhora se referiria ao trânsito motorizado, nomeadamente o seu uso particular do automóvel e não de um autocarro de transporte público cheio de gente.
Não consegui perceber se o vídeo era um sketch satírico ou era uma verdadeira afirmação das suas verdades e opiniões, mas seja como for parecia ser uma verdadeira amálaga de idiotices e parolices. Algumas delas que roçavam o incentivo à violência e atentado ao bem-estar físico dos ditos utilizadores de bicicletas no espaço público - essa corja de malfeitores.
Coisas como "só eu sei o que me aguento para não atropelar/matar nenhum" ou mesmo "deviam era ir todos para o Alasca e deixar passar quem quer ir trabalhar"! Enfim...
As redes sociais ficaram inflamadas!
Há neste tema vários problemas:
Um é a completa falta de respeito pelo próximo - "o meu umbigo e mai lindo que o teu logo eu é que tenho importância, nem que te mate!".
Outro é a própria falta de informação sobre os direitos e deveres que cada um deve ter na utilização partilhada da via pública - "as bicicletas não devem andar a passear na minha estrada, que é só minha!".
E outro ainda é a escravidão que somos quase todos obrigados a ter direta/indiretamente por diversos factores ao "Rei Carro", o que leva os menos audazes a não procurarem alternativas - porque o carro é um bem de primeira necessidade - "eu preciso de me deslocar no meu carro".
Para quem usa a Avenida da Marginal é normal que apanhe bicicletas, aquilo não é uma autoestrada! Se não quer apanhar bicicletas pode sempre usar a A5, essa autoestrada dedicada e exclusiva a veículos motorizados e onde "bicicleta não entra" - será que também fará um vídeo a dizer que os outros carros deviam ir todos para o Alasca??
Outra forma de evitar essa corja de malfeitores amigos do ambiente é ir de comboio! Claro que convêm que o Estado e as demais entidades responsáveis também apostem nesse meio de transporte e tudo façam para que seja este o meio primordial e não a "alternativa pobre".
E assim porque há muita gente mal informada ou simplesmente apedeuta é que é preciso ajudar a passar a mensagem.
Nova TSHIRT exclusiva para ensinar o que deveria ser o respeito na estrada.
Só custa 9€ + portes e ajuda a causa! Cerca de 2€ revertem para a MUBi para continuar a lutar pelos direitos dos utilizadores vulneráveis, porque ao contrário de outras associações e clubes não há um lobby a apoiar e a suportar financeiramente o trabalho voluntário de todos os que dispensam o seu tempo para fazer um mundo melhor.
E fazer todo o processo de compra online. Compre para uma amiga, namorado, prenda de anos de um colega, de dia da mãe, mas faça um pequeno esforço para ajudar a passar a mensagem!
Se não tiver Cartão de Crédito ou PayPal pode sempre gerar um cartão de crédito temporário e com limite de valor via MBNet numa qualquer caixa Multibanco! Não há desculpas!