Et tu, Brute Gulbenkian?

Saturday, January 31, 2015

Fui com a família à Gulbenkian em Lisboa (mas fui de carro, à pendura) e constatei para deleite que os utilizadores de bicicletas tem um parque onde deixar as ditas, o que de si é de louvar.

Não sendo no entanto das melhores estruturas que devem ser disponibilizadas o facto de haver já não é nada mau!



(Agora liga ironia...)

Mas mais ainda de louvar quando o parque das bicicletas fica mesmo em frente à entrada do edifício principal, e de fácil localização para quem dele precisa.

(conseguem ver o "P" de bikes lá ao fundo ao lado direito?)

Mais a mais com o agente da autoridade e um elemento da segurança privada à porta (como se vê numa das fotos) o que permite deixar os donos mais sossegados contra eventuais amigos do alheio.

Já os veículos motorizados são relegados para um estacionamento mais afastado para darem espaço a quem circula a pé.

(conseguem ver o segurança ao fundo a guardar os carros?)

(Agora desliga ironia...)

A sério? Não podiam meter aquele espaço rídiculo para 4 bicicletas tipo à porta do edifício ao invês de um local mais recôndito?

Um ex-colega de trabalho, que entretanto abalou para fazer vida nos States, dizia-me aquando do tema da lei de proibição de fumar em espaços públicos que tanta celeuma deu em Portugal há uns anos, que lá no centros empresariais havia uns espaços próprios para os fumadores pois nem na rua podiam fumar. Dizia ele que eram umas casinhotas no meio dos estacionamentos - quem quisesse que fumasse lá.

Se calhar é isso que querem ao fazer espaços própios deste género para estacionar bicicletas... é incentivar a malta!

[Se calhar estou a ser picuínhas... don't care!]

Inauguração de "Pedociclovia" de Algés

Saturday, January 24, 2015

O convite estava feito pelo presidente da CMO... e hoje foi então inaugurado o troço da "pedociclocoisa" em Algés. 



Os engravatados da CMO foram de carro obviamente.



Eu tinha acabado de deixar a bina na oficina para mudar o eixo pedaleiro e fui lá correr. 

Está muito melhor do que estava mas é mais um projecto sem cabeça, não tem iluminação o que à noite vai ser giro. Não serve como catalizador da bicicleta e vai ser um equipamento para fins lúdicos aos fins-de-semana apenas.





O presidente falou o politicamente correto mas as baboseiras de sempre. Alguém perguntou "Como vou de bicicleta para a praia?" e a resposta foi "Vai de barco." - enfim. 
Não fiquei mais do que o tempo do discurso e não ouvi a sessão de perguntas, espero que isso tenha sido captados por outros.



Fui entrevistado por duas estações de TV, lamento mas voltei a engasgar-me todo na defesa da causa, xorry lá mas não tenho à vontade com as câmaras. 

O que está feito é melhor do que o que lá estava, é verdade, mas na minha parca e humilde opinião não é solução para os meios de transportes suaves serem adoptados. 

Foi dito pelo presidente e já hoje tinha lido as palavras de uma vereadora que vai haver um concurso para outro troço de ciclovia com prazo de conclusão até 16 meses e a rondar os 4 milhões  de euros. Se não era mais simples usar uma faixa da marginal e potenciar seriamente o uso dos meios suaves de transporte.

(ver aqui essa notícia: http://pedais.pt/vereadora-de-oeiras-desconhece-projeto-de-ciclovia-na-marginal/)





Entrevista ao presidente da CMO sobre esta "ciclovia":
https://soundcloud.com/estradaviva/presidente-camara-de-oiras-pista-pedociclavel

A luta continua!

"Ai... o menino não tem gaita?"

Thursday, January 15, 2015

Há uns tempos levei um "raspanete" online de uma pessoa (a qual não conheço pessoalmente) que tem mais anos de experiência que eu nisto de circular de bicicleta em meios urbanos por eu ter mostrado em video e depois escrito que costumo apitar/buzinar/"campainhar" a alguns peões.

O facto é que já é o terceiro equipamento sonoro que tenho na minha bina Felicidade, a campaínha de origem não se ouvia. Comprei uma segunda que já tinha um bom timbre mas mesmo assim era demasiado soft.


E mais tarde comprei a buzina maravilha que é bastante audível... apesar da minha mais que tudo dizer "Pareces um palhaço!".

É tão fixe que ofereci uma igual ao meu vizinho e amigo commuter e ele tb já não vive sem ela :)


Mas ultimamente, pricipalmente à noite quando levo as luzes ligadas, às vezes em vez de buzinar (e eu faço-o a grande distância para não sobressaltar ninguém) tenho abrandado e faço-me sentir mais pelo rolar da bicicleta ou simplesmente digo "Com licença, obrigado!" ou "Se faz favor, posso passar? Obrigado" - que foi um bocado a orientação que a tal pessoa me fez passar num raspanete online em frente a demais comparsas da "bicicleta".

Sabem o que tem acontecido?
Dizem assim os peões:
"Ai... mas isso não tem gaita?"
"E a campaínha? Não toca?"
"Compra uma campaínha!"
"Toca a buzina!"

Basicamente sentem-se ofendidos por ser demasiado silencioso na aproximação, principalmente quando estão na ciclovia e abrando ao nível deles.

Já por mais que uma vez que apanho um bando de runners, já com alguma idade, que correm a ocupar toda a largura da ciclovia na Radial de Benfica, à noite. Por mais que uma vez que me aproximo, abrando, e como o foco de luz aponta para o chão e aquela zona é escura eles percebem a minha presença e desviam-se. Mas mandam sempre a boca: "Não tem campaínha?"

Desta última vez, assim que o foco de luz lhes atinge os pés em passada de corrida, buzinei...
"Andávamos a dizer mal do homem e afinal tem uma corneta! Assim sim!"

Preso por ter cão e preso por não ter. Vou continuar a fazer o que o meu bom-senso ditar.

Adenda:
Nem de propósito, no dia seguinte a escrever este post, à noite dei de caras com uns peões na ciclovia mas como só me apercebi tarde de mais não buzinei e rolei devagar até chegar perto.
Um deles sobressaltou-se e disse-me: "O amigo tem de comprar um apito!"

Caminhos alternativos...

Saturday, January 10, 2015

Há efetivamente mais que um caminho para ir do ponto A ao B, então dentro das cidades as possibilidades são muito maiores que nas zonas suburbanas.

Desde que comecei a aventura do commute para o trabalho que já alterei pequenas opções de trajeto, mas recentemente fiz uma pequena alteração que me arrependo de não ter tomado há mais tempo.

Nem de propósito esta semana vi esta TED Talk:
http://www.ted.com/talks/daniele_quercia_happy_maps


É que toldado pela ideia de usar a ciclovia existente na Duque de Ávila, esse era o percurso que sempre fazia. E apesar de ser mais "seguro" pois é segregado da via onde transitam os veículos motorizados, tem o risco acrescido de estar sempre mas sempre, sempre, cheio de peões, de carrinhos de bebé, de gente ao telemóvel, de velhotes de bengala, de gente com sacos de compras - ou seja, às vezes é um verdadeiro martírio.

Então comecei no sentido que vêm da Gulbenkian para o Instituto Superior Técnico a ir ao lado da ciclovia, posicionando-me na estrada, tanto mais que agora o Código da Estrada o permite. Logo aí ganhei pois dá para rolar muito mais depressa e o trânsito ali acaba por não ter um registo de velocidade muito alto. Mas também só o fiz por já ter ganhado traquejo, acredito que as ciclovias tem esse dom de trazer os menos afoitos para o uso da bicicleta, e depois com o tempo ganham asas e arriscam mais.

Então já que estava a abdicar da ciclovia e enveredar-me pelo asfalto em partilha com os carros, porque não tentar outros atalhos?

E foi aí que descobri a rua Pinheiro Chagas - um sossego! 

Quase sem trânsito, e o que circula anda lento, e é fácil marcar posição na via!
Nem tudo é bom, pois o percurso depois perto da Maternidade e ao lado do Sheraton é mais desafiante, mas mesmo assim poupo 500metros, menos irritabilidade com os peões na ciclovia, poupo múltiplos semáforos e acima de tudo... é muito mais agradável!

Exemplo:




My advice: Try new routes!!!

A mini-me está a crescer...

... e o Pai Natal trouxe-lhe uma amiga nova!

Primeiro passeio a sério com a bicicleta nova andou quase 6kms! E ainda queria mais...

Agora com roda maior e cheia de vontade já dá para acompanhar os crescidos no jogging.



Obviamente que tivemos de personalizar a bicicleta, pois é uma daquelas que se vendem aos magotes e há muitas iguais por aí... (este modelo aparentemente é made in france).


(farrapos de novelo, cestinha e campaínha da Kitty)

Já fizeste a tua boa ação do dia?

Friday, January 9, 2015

"
Toda a gente critica,
Toda a gente tem muita pica,
Mas é na mesa do café que toda a acção fica,
Não há dinheiro que pague este solzinho…
Manda mas é vir mais um cafézinho
"
Toda a gente - Da Weasel


Enquanto a resolução de fundo sobre o percurso "Alfragide > Lisboa" estiver ainda a ser discutida por todos os interessados e intervenientes, fica aqui mais um pedido simples...

Use os canais oficiais para tentar melhorar as pequenas coisas que são obrigação da edilidade tratar.

Peço que invistam 2 minutos do vosso tempo em reportar/exigir que a CMLisboa atente a temas como iluminação, sinalização, pavimento, etc.

É super fácil e pode mesmo fazer a diferença, pode salvar vidas...


Existem já algumas ocorrências sobre o tema da iluminação, da sinalização e do pavimento, mas se calhar só se forem muitas mais é que alguém vai dar a devida atenção...

1.º passo
Aceitar os termos e condições e escolher a opção:
"Criar ocorrência em três passos"

2.º passo:
Pesquisar o local.
Local: "Estrada da Circunvalação"
Clicar em "Pesquisar" e escolher o único resultado que aparece.
Podem escolher um ponto mais para o lado do Parque de Campismo, a probabilidade de acertarem num ponto sem iluminação, com mau piso ou sem sinalização é bem superior a 50% :(

3.º 
Exemplos: 
  • "Liguem os candeeiros!"
  • "Falta iluminação pública."
  • "Coloquem sinalização!"
  • "Arranjem o pavimento!"
Ajudem a criar um mundo melhor! Não estejam passivos à espera que os outros tratem da nossa vida!

ADENDA:
O cidadão Pedro Duarte mandou-me esta dica para o caso específico da iluminação pública:

-----------------------------------------------------------------------------

A estrada em causa é esta:

E nunca é mais pedir que deixem o vosso testemunho sobre o percurso aqui neste outro post, ó sff:
http://asminhasbicicletas.blogspot.pt/2015/01/estudo-ciclovia-alfragide-lisboa-v10.html

É uma seta? ou é sinal de perda de prioridade?

Wednesday, January 7, 2015

Hoje no trabalho um colega veio perguntar-me se havia alguma regra especial na ciclovia ali na Av. Gulbenkian, porque por mais que uma vez apanhou ciclistas que vinham a circular à esquerda e que lhe indicaram a ele, que ia à direita, que deveria ir para a outra faixa da ciclovia.

Há uns tempos também um outro amigo também me falou deste fenómeno de um ciclista que discutiu com ele por ele vir corretamente à direita, pois queria que o meu amigo circulasse à esquerda.


No caso do primeiro não sei os motivos, mas deconfio que sejam os mesmo do segundo caso... é que o tal ciclista disse ao meu amigo: "Mas então não vês aqui a seta?"

É óbvio que é uma sinalização horizontal de perda de prioridade, pois a ciclovia acaba mas há um passeio e tem de se dar prioridade aos peões - é, são coisas um bocadinho mal feitas, ciclocoisas em cima de passeios, mas é melhor que nada!

Circular à esquerda... parece que é algo que alguns ciclistas interpretam como uma seta indicadora de fluidez de trânsito... pois! :(
 

BiciCultura

Visite o Planeta BiciCultura

Visitas

Pesquisa

mais lidas

Tags